Alagoas

SAÚDE

Vigilância Sanitária interdita laboratório no Eustáquio Gomes

Descarte incorreto de lixo infectante, uso inadequado do banheiro, ausência de controle de temperatura nas amostras foram algumas das irregularidades constatadas pela fiscalização

Por Redação 10/10/2023 11h11
Vigilância Sanitária interdita laboratório no Eustáquio Gomes

A Vigilância Sanitária interditou na segunda-feira (9), um laboratório de análises clínicas no Eustáquio Gomes. O local apresentava diversas irregularidades sanitárias e um alto grau de risco sanitário à população.

Dentre as não conformidades observadas pela equipe de fiscalização estão a ausência de licença sanitária, ausência de responsável técnico, descarte incorreto de lixo infectante, uso inadequado do banheiro, ausência de controle de temperatura nas amostras e estabelecimento funcionando sem prévia aprovação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária.

"Além de todas essas irregularidades, encontramos testes de Covid-19 em desacordo com o que deve ser utilizado em postos de coleta, que não podem fazer autoteste. Tudo isso em ambiente insalubre”, destacou Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.

Após a interdição, o estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil. O estabelecimento tem até 90 dias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária.

Saiba como denunciar

Os canais de denúncia da Vigilância Sanitária são pelo WhatsApp (82) 8752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. As denúncias também podem ser realizadas pelo 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante. Para registrar alguma irregularidade sanitária, é imprescindível informar o motivo da reclamação; nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu