Alagoas

MEIO AMBIENTE

Penedo reduz poluição do Rio São Francisco e melhora qualidade de vida da população

Por Redação com assessoria 10/10/2023 18h06
Penedo reduz poluição do Rio São Francisco e melhora qualidade de vida da população

Uma obra orçada em dois milhões e cem mil reais vai gerar um benefício incalculável para a população de Penedo e para o Rio São Francisco. Com a ampliação da rede coletora de esgoto na parte baixa da cidade, os efluentes lançados no Velho Chico serão tratados, reduzindo consideravelmente a poluição e as doenças de veiculação hídrica.

O investimento é resultado da parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), instituições que firmaram compromisso nesta segunda-feira, 09, para tornar realidade mais um benefício de amplo alcance social.

“Junto com o presidente do Comitê da Bacia do São Francisco, Maciel Oliveira, e com o ex-presidente Anivaldo Miranda, assinamos uma importante ordem de serviço para ser executado aqui em Penedo: a ligação do esgotamento do centro histórico, que foi todo feito com recursos do PAC, até a estação de tratamento”, informa o Prefeito Ronaldo Lopes.

A empresa W2 Engenharia Ltda será a responsável pelo trabalho que significa o fim do lançamento de esgoto nas imediações do porto das balsas e na área urbanizada da orla, onde funcionam pontos de alimentação e áreas de lazer.

“Isso quer dizer que vamos deixar de jogar o esgoto in natura na frente da cidade e Penedo será uma das primeiras cidades do Rio São Francisco a fazer o tratamento de esgoto”, acrescenta Ronaldo Lopes, ressaltando o avanço para moradores do Camartelo e localidades próximas porque a interligação entre as redes também beneficiária aquelas comunidades, gerando melhor qualidade de vida

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, frisa que o investimento tem 100% de recursos do comitê que transforma verbas da outorga do uso das águas do rio em ações efetivas de revitalização, como por exemplo o investimento que representa “um novo tempo, uma nova história para Penedo e para o nosso Velho Chico”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu