Alagoas
Unidades de Saúde mobilizam usuários para a prevenção do câncer de mama
Ação intensificou serviços de saúde como exames citopatológicos, clínico das mamas, testes rápidos, vacinação e solicitação de mamografia
Diversas Unidades de Saúde de Maceió, ao longo do mês de outubro, estão realizando ações de prevenção voltadas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta sexta-feira (20) foi realizado mais um Dia ‘D’ do Outubro Rosa, com intensificação de serviços, palestras educativas, distribuição de material educativo e atendimentos para usuários do SUS.
Dessa vez, aconteceu a mobilização em todas as Unidades do IV, V e VIII Distrito Sanitário. Na oportunidade, os profissionais dos equipamentos de saúde estiveram mobilizados na ação disponibilizando exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido, vacina, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica.
Para Suzângela Mendonça, coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher, a ação tem o objetivo de intensificar os serviços e atendimentos, reforçando a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “Ainda teremos algumas atividades ao longo do mês, mas vale lembrar que os cuidados são contínuos”, pontua.
URS João Paulo IILocalizada no Jacintinho, a URS João Paulo II, realizou palestras educativas, intensificação de exames, solicitação de mamografias.
"Com certeza um dia muito produtivo onde conseguimos passar para as mulheres muitas informações sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher. A sensação é de dever cumprido", destaca Mônica Barbosa, gerente da unidade.
USF José Maria de Vasconcelos
No Dia D da mobilização, a Unidade, que fica no Ouro Preto, levou para os usuários diversas informações sobre promoção e prevenção à saúde, realizou citologias e solicitou mamografias. Além disso, profissionais da unidade fizeram rodas de conversa sobre temas como a importância da psicologia para a descoberta e tratamento do câncer de mama, direitos da pessoa com câncer de mama. Usuários que tiveram câncer de mama e útero também falaram sobre suas experiências com as doenças.
A gerente da USF José Maria de Vasconcelos, Verônica Almeida, agradece a comunidade por se fazer presente e participativa nas atividades. "Estamos sempre trazendo informações levando promoção e prevenção de saúde e a participação das nossas usuárias é fundamental".
USF Frei Damião
A USF Frei Damião, no Benedito Bentes, também participou da mobilização com palestras sobre câncer de mama e de colo de útero, sorteio de brindes e cestas básicas, distribuição de lanche saudável, realização de citologias e consultas.
Outras unidades que participaram da mobilização foram a USF Dídimo Otto Kummer (Conjunto Carminha), Pam Dique Estrada (Vergel), UBS Antônio de Pádua (Petrópolis), USF Ouro Preto, UBS José Tenório, USF Novo Mundo, USF João Sampaio, UBS Pitanguinha, Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy (Barro Duro), URS Matia da Conceição Paranhos (Jacarecica) e USF João Moreira (Jacintinho).
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
MUNDO
Israel divulga primeiras imagens de reféns libertadas da Faixa de Gaza
-
ENEM 2024
Rede Estadual de ensino supera metas de participação e desempenho
-
BALANÇO
Polícia Militar apreende 32 armas e 45 quilos de drogas em uma semana
-
INTERNACIONAL
EUA: Trump celebra volta do TikTok e diz que rede o ajudou na vitória
-
POLÍCIA
SSP identifica suspeito de matar menina de 3 anos em Maceió