Alagoas
Uncisal realiza cerimônia para comemorar 50 anos da primeira turma de Medicina da Ecmal
Solenidade reunirá ex-professores e egressos que deram início ao curso na instituição
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza cerimônia nesta quinta-feira (26/10) para celebrar os 50 anos de formatura da primeira turma de Medicina da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). Pela manhã será celebrada Missa na Igreja de São José, no Trapiche da Barra, e à noite acontecerá a solenidade festiva, que reunirá ex-professores e médicos que deram início, em 1968, à história da instituição de ensino através do curso de Medicina.
Para o Reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, a cerimônia marca um momento importante da Universidade no ano em que ela ganhou a maior reforma na sua estrutura física e também pela oportunidade de comemorar o Jubileu de Ouro do curso de Medicina com a presença de ex-alunos e professores.
Ele lembra que em 2022 foi procurado por uma comissão da primeira turma para discutir as comemorações pelos 50 anos de formatura. Desde então, a Uncisal se empenhou em definir os pontos das celebrações, de forma que a solenidade estivesse à altura do que a turma merece.
“A história da Uncisal começou com esta turma da então Escola de Ciências Médicas de Alagoas, a Ecmal. Com o apoio do Dr. Ib Gatto Falcão e do então governador Lamenha Filho, que defenderam o sonho desta turma de excedentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, a Ufal. Foi a partir do sonho dessa turma que a Ecmal se transformou na Uncisal”, completou o Reitor.
Henrique Costa, que é médico formado pela então Ecmal junto com outros 4 irmãos, falou da emoção em poder hoje conduzir a instituição que o formou. “Minha família tem uma história de gratidão com a Escola de Ciências Médicas. Foram 5 irmãos formados em Medicina nesta instituição. Agora, quando o curso comemora 50 anos, estarei ao lado de ex-professores, de egressos dessa turma, conduzindo a cerimônia”.
A primeira turma de Medicina da Ecmal formou 112 médicos. Nesta quinta-feira, alguns egressos que residem fora de Alagoas confirmaram presença na solenidade. Haverá apresentação da nova placa da turma, que foi restaurada pela Uncisal. O Reitor conduzirá uma cerimônia simbólica de confirmação do grau de bacharel em Medicina.
“Será um momento de muita emoção. Após 50 anos eles retornam à Universidade, usando a tradicional beca de formando. Ao invés do tradicional Diploma eles receberão uma homenagem”, disse o Reitor.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIMINALIDADE
SSP procura o suspeito de matar menina de 3 anos
-
Na área da tecnologia
OxeTech oferece 800 vagas para cursos gratuitos em tecnologia em Alagoas
-
Caso Maria Alice
Segurança de Alagoas avança nas investigações sobre morte de criança em Maceió
-
No interior de São Paulo
Passageiro morre ao desembarcar de voo em São José do Rio Preto
-
Torcedor será punido
Ministério Público avalia pedir suspensão de torcidas após vandalismo de torcedor do ASA