Alagoas
Encceja: cresce mais de 350% nº de reeducandos aprovados em Alagoas
Estado também foi destaque no país em relação ao total de inscritos no Exame Nacional
Na última edição do Encceja PPL 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Alagoas despontou entre os estados da federação como exemplo de investimento de ressocialização pela educação. Em relação a 2022, o número de inscritos cresceu quase 55% e o de aprovados 353%.
Ou seja, em apenas um ano – de 2022 para 2023 - subiu de 45 para 204 o número de pessoas privadas de liberdade que passaram na prova do Encceja no ano passado, que garante o certificado de Ensino Fundamental e Médio.
Os dados são resultado das ações educacionais promovidas dentro do sistema prisional alagoano, passo importante para a reintegração à sociedade e reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho.
“Em 2024, continuaremos investindo fortemente na educação dentro dos presídios. Essa é uma determinação do governador Paulo Dantas. A gente sabe que a educação transforma e tem transformado a vida de muitos reeeducandos. Temos orgulho dos índices que conseguimos alcançar graças às ações desenvolvidas com parceiros importantes como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Secretaria de Educação”, destaca o secretário Diogo Teixeira, titular da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Erradicar o analfabetismo
O ano passado foi especial para o sistema prisional alagoano. As ações implementadas pela Seris garantiram importante passo para a reinserção, como exemplo a implantação do censo educacional. Identificar a escolaridade das pessoas privadas de liberdade e erradicar o analfabetismo é meta da atual gestão.
Como já destacou o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a educação é um vetor para a reinserção social. O acesso a equipamentos que garantam estudo, trabalho e renda aos apenados é prioridade do governo Paulo Dantas e Diogo Teixeira.
AL é destaque
Em outubro de 2023, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) noticiou o aumento de 17% nas inscrições para o Encceja PPL 2023. E, dentre os estados, Alagoas foi um dos destaques no país com aumento da adesão de 55%, saindo de 682 em 2022 para 1.057 no ano passado. Terceiro maior percentual, atrás apenas de Goiás e Roraima.
A Senappen realizou por meio da Coordenação Nacional da Educação, no âmbito da Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP), mobilização nacional quanto à importância do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) como forma de estimular a participação em massa e fomentar a política pública de ressocialização pela educação.
O Encceja é aplicado em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, em sua versão PPL, beneficia pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a internação.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



