Alagoas
Prefeitura de Penedo celebra redução significativa nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika
O trabalho incansável da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), resultou em uma significativa diminuição nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika ao longo do ano de 2023. O município registrou apenas 23 casos, sendo 14 de dengue, 6 de Chikungunya e 3 de Zika, além da identificação de 737 focos de dengue em residências.
Os dados abrangem os diagnósticos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nos Postos de Saúde do município. Em comparação, o Brasil registrou 1.641.278 diagnósticos prováveis de dengue em 2023, com 2.561 somente em Alagoas, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Nos últimos cinco anos, a Secretaria de Saúde de Penedo intensificou suas ações, contando com a colaboração dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), visando reduzir os índices de focos do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, os casos de infecção.
Em 2019, o município registrou 2.097 casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, motivando a revisão das estratégias. Nos anos seguintes, os números diminuíram significativamente, alcançando 158 casos em 2020, 624 em 2021 e 385 em 2022.
A criação de mutirões contra a dengue foi uma das estratégias adotadas, com o apoio das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Essas ações foram essenciais para conscientizar a população e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito.
A Diretora de Vigilância e Promoção à Saúde da SEMS, Evelym Ferreira, destacou a mudança perceptível nos mutirões. "Os mutirões acabavam com vários caminhões cheios de lixo, que são materiais que poderiam servir como locais de acúmulo de água. Hoje em dia, bairros que saíam com o caminhão carregado, hoje saem com bem pouco material, mostrando uma consciência das pessoas", ressaltou.
O agente de combate às endemias, José Messias, enfatizou a importância dos mutirões na prevenção. "O mutirão é um trabalho indispensável de prevenção com o objetivo de remover dos quintais todo e qualquer criadouro de mosquito. Todos os depósitos que podem acumular água tiramos das casas, vários caminhões cheios com esses materiais, orientamos milhares de pessoas e prevenimos as infecções nas pessoas".
A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, destacou o feito excepcional da cidade. "Foi um feito excepcional chegar em 23 casos em 2023. Esses números só foram possíveis devido ao trabalho dos nossos Agentes de Combate às Endemias, não só nos mutirões, mas também na forma de levar educação em saúde para a população, que hoje está entendendo que todos devem fazer a sua parte nessa batalha contra a dengue".
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



