Alagoas

Verão

Alerta da Seprev: consumo excessivo de álcool durante o verão pode ter consequências perigosas

Por Redação com Assessoria 09/01/2024 14h02
Alerta da Seprev: consumo excessivo de álcool durante o verão pode ter consequências perigosas
Foto: Vitor Beltrão / Ascom Seprev

Com a chegada do verão, temporada marcada por férias, idas à praia e eventos ao ar livre, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) adverte sobre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, mesmo durante o período de descanso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o verão é a época do ano com o maior índice de consumo de álcool e drogas ilícitas.

O psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, destaca que regiões litorâneas, como Alagoas, experimentam um aumento no consumo de bebidas alcoólicas devido às altas temperaturas. Ele alerta que a substituição da água por bebidas alcoólicas, como cerveja e drinks, durante atividades ao ar livre, pode agravar a desidratação e potencializar a embriaguez.

A atmosfera festiva do verão e o consumo excessivo de álcool também podem estimular o uso de drogas ilícitas, incluindo vaporizadores e maconha. Amaranto enfatiza a importância da moderação, destacando que o abuso no consumo de álcool e outras drogas pode resultar em dependência.

O psicólogo ressalta que a Rede Acolhe, programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas, registrou um aumento de 10% nas pessoas em busca de tratamento para dependência química em 2023. Grande parte desses casos tem relação com o consumo de bebidas alcoólicas.

Para aqueles que buscam tratamento, Amaranto destaca a importância do apoio profissional. O atendimento pode ser obtido em um dos três Centros de Acolhimento, localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou por agendamento de visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.939.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu