Alagoas
IMA/AL reforça importância do período de defeso para a proteção do Caranguejo-Uçá em Alagoas
Instituto do Meio Ambiente destaca proibição de captura e comercialização do caranguejo durante o período estratégico para a reprodução da espécie.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) ressalta a relevância do período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) como medida essencial para a preservação da espécie nos mangues alagoanos. O período de restrição à captura e comercialização teve início na sexta-feira (12) e se estenderá até esta quarta-feira (17), repetindo-se em fevereiro (10 a 15) e março (11 a 16).
Segundo a portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, essas datas coincidem com os períodos de lua cheia, marcando o acasalamento do caranguejo, conhecido como "andada". Durante esse período, o crustáceo sai de sua toca, tornando-se mais vulnerável.
A medida visa preservar a reprodução da espécie e conciliar as atividades pesqueiras com a conservação dos manguezais, promovendo o equilíbrio nas cadeias alimentares. Lucas Augusto, assessor Ambiental de Fauna e Flora do IMA, destaca os riscos do aumento do consumo do caranguejo-uçá, contribuindo para a redução de sua população e sua classificação como "quase ameaçada" de extinção no Brasil. Ele enfatiza a importância da conservação para as gerações futuras e a necessidade de um manejo sustentável das atividades econômicas relacionadas à culinária.
Em casos de estocagem do animal, os responsáveis devem fazer uma declaração até um dia antes do defeso, acessando o link: l1nk.dev/Declaracaocaranguejo, e preenchendo o formulário nas superintendências federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Além de Alagoas, outros estados como Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia também estão empenhados na preservação do caranguejo-uçá.
O texto destaca ainda que outras espécies, como lagostas e camarões, também passam por períodos de defeso, e em caso de descumprimento das portarias, a denúncia pode ser realizada por meio do aplicativo IMA Denuncie, Ibama e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/AL).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



