Alagoas

Segurança

Operação Mute realiza terceira fase e intensifica combate à comunicação ilícita em presídios

Policiais penais federais e estaduais atuam simultaneamente em mais de 100 unidades prisionais em todo o Brasil.

Por Redação 31/01/2024 15h03
Operação Mute realiza terceira fase e intensifica combate à comunicação ilícita em presídios
Foto: Ascom Seris

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início à terceira fase da Operação Mute, uma ação nacional que visa identificar e retirar celulares em unidades prisionais, combatendo a comunicação ilícita do crime organizado e reduzindo índices de violência em todo o país.

Policiais penais federais e estaduais estão mobilizados em mais de 100 unidades prisionais em todo o Brasil, incluindo Alagoas, para garantir a segurança da sociedade e combater o crime organizado. Durante a operação, a comunicação é cortada com o uso de tecnologia que embaralha o sinal, seguida por revistas minuciosas nos módulos e celas. Os aparelhos celulares são considerados o principal meio de propagação do crime organizado e seus delitos.

A Operação Mute, realizada pela Senappen, é a maior no âmbito do combate ao crime organizado, envolvendo diversos estados, policiais penais federais e estaduais, e a revista de um grande número de unidades prisionais estaduais. A segunda fase da operação, que ocorreu de 11 a 15 de dezembro de 2023, resultou na apreensão de 1.294 aparelhos celulares e duas armas de fogo.

Diogo Teixeira, secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, destaca a importância da ação conjunta em nível nacional: "Estamos fazendo parte de uma operação nacional de combate ao crime organizado. É nosso dever e missão atuar em conjunto com os órgãos federais para garantir a segurança de todo o país e, no nosso caso, da sociedade de Alagoas. E isso é feito não só com essa ação, mas com o trabalho diário dos policiais penais."

Segunda Fase: Números Relevantes


Presos movimentados: 75.672
Policiais penais envolvidos: 4.894
Celas revistadas: 5.885

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu