Alagoas

Saúde Preventiva

Abordagem preventiva e integral na gravidez na adolescência

Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca medidas educativas e contraceptivas para prevenir gestações indesejadas entre adolescentes.

Por Redação 06/02/2024 15h03
Abordagem preventiva e integral na gravidez na adolescência
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem como um de seus principais focos a abordagem preventiva e integral da gravidez na adolescência, orientando a população dos 102 municípios sobre os riscos e os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação na adolescência aumenta as chances de complicações para mães, fetos e recém-nascidos, assim como agravamento de problemas socioeconômicos existentes. Para abordar essa questão, a Sesau promove ações educativas, ressaltando a importância da prevenção.

"Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumenta o risco de óbito materno e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclampsia e depressão pós-parto", alerta Caroline Leite, supervisora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau.

Caroline destaca ainda a necessidade de conscientização dos jovens por meio da educação sexual integral, ressaltando que o pré-natal é fundamental no caso de gravidez na adolescência.

A Sesau, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), realiza ações educativas em todos os municípios alagoanos, abordando a prevenção da gravidez na adolescência e a discussão sobre o desenvolvimento afetivo relacionado à sexualidade.

Métodos Contraceptivos


A Sesau enfatiza o uso da camisinha como um dos métodos mais eficazes para prevenir gestações não programadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A população pode retirar preservativos gratuitos em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

Outra opção contraceptiva oferecida pelo SUS é o Dispositivo Intrauterino (DIU), disponível em alguns municípios e no Ambulatório do Hospital da Mulher (HM) em Maceió. O acesso aos serviços pode ser feito em UBSs, com encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg) quando necessário.

Para prevenir o Papilomavírus Humano (HPV), responsável por cânceres e verrugas genitais, a Sesau disponibiliza a vacina contra o HPV em UBSs para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforça o compromisso do Estado em garantir o acesso a métodos contraceptivos como estratégia efetiva na prevenção da gravidez precoce entre adolescentes.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu