Alagoas
Fiscalização garante qualidade do gelo para o carnaval em Maragogi
Ação da Vigilância Sanitária Estadual verifica condições de fábricas visando assegurar produtos seguros durante as festividades.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, conduziu uma operação de fiscalização nas fábricas de gelo em Maragogi, nesta terça-feira (6). O objetivo é combater irregularidades e garantir a qualidade do gelo comercializado durante o Carnaval.
Rosemary Vital, inspetora da Vigilância Sanitária Estadual, enfatiza que as intensificações nas fiscalizações durante esse período visam as festividades do Carnaval e as altas temperaturas. "As fiscalizações visam garantir que os consumidores sempre tenham um produto seguro, que não interfira nem na saúde e nem na integridade física deles", destaca.
Durante a fiscalização, a inspetoria esclarece que os profissionais da Vigilância Sanitária Estadual atuam na orientação, notificação, autuação e até interdição, se necessário, de estabelecimentos comerciais. "Nas nossas visitas aos estabelecimentos verificamos os aspectos de higiene, utilização de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], presença de vetores e pragas, manutenção preventiva, acondicionamento inadequado e validade dos produtos. Os caminhões que transportam gelo também são vistoriados e analisados se estão com as documentações e alvará em dia", destaca Rosemary.
A inspetora salienta que, nas fábricas de gelo, a água deve passar por monitoramento, controle, análise microbiológica e temperatura adequada ao seu estado. "Caso apresente problemas, os produtos são descartados no próprio local para reduzir os riscos de infecção tóxico-alimentar. As empresas que descumprirem as normas vigentes podem ser interditadas até que atendam as exigências mínimas de funcionamento, garantindo a saúde do consumidor", conclui.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió
-
Exumações e sepultamentos
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas



