Alagoas

Caatinga

Agreste Saneamento e Prefeitura de Arapiraca impulsionam projetos sustentáveis

Colaboração estratégica visa ampliar ações ambientais e fortalecer parcerias para o benefício da comunidade agrestina.

Por Redação com Assessoria 07/02/2024 16h04
Agreste Saneamento e Prefeitura de Arapiraca impulsionam projetos sustentáveis

Em busca de fortalecer práticas sustentáveis e promover o desenvolvimento ambiental na região, a Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá em Alagoas, está expandindo suas iniciativas. Recentemente, a empresa e a Prefeitura de Arapiraca debateram sobre a viabilidade do reuso do material orgânico residual, proveniente dos processos de tratamento de água, na recuperação de áreas da Caatinga.

O material em questão, conhecido como Lodo de ETA, destaca-se pelo alto teor de umidade e diversidade mineral. Novos estudos de viabilidade estão sendo conduzidos para explorar o uso desse material na regeneração do solo da Caatinga, uma contribuição valiosa para a preservação desse bioma na região.

A reunião entre a Agreste Saneamento e o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fellipe Barbosa, da Prefeitura de Arapiraca, foi marcada pela busca de parcerias estratégicas. O objetivo é explorar oportunidades mútuas no desenvolvimento e ampliação de projetos ambientais que beneficiarão diretamente a população de Arapiraca.

O Lodo de ETA já é utilizado como matéria-prima na confecção de tijolos ecológicos, um projeto impulsionado pela Agreste Saneamento. A iniciativa evita que esse material seja destinado a aterros sanitários, reforçando o compromisso sustentável da empresa.

Erika Fiel, supervisora Ambiental e de Responsabilidade Social da Agreste Saneamento, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Arapiraca. Durante a reunião, foram discutidos temas como o Programa de Recuperação de Nascentes e o Saneamento Ecológico. A expectativa é que essa colaboração resulte em projetos e iniciativas sustentáveis significativos, beneficiando não apenas Arapiraca, mas toda a comunidade que depende desse bioma. Erika ressaltou: "Saímos da reunião com grandes ideias para fortalecer esse projeto e ampliar as ações de sustentabilidade em benefício da comunidade agrestina".

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu