Alagoas

Educação

Maceió alcança excelência em fluência na Leitura

Programa Alfabetiza Maceió e compromisso com a educação elevam desempenho estudantil.

Por Redação 07/02/2024 17h05
Maceió alcança excelência em fluência na Leitura
Foto: Ascom Semed/Arquivo

Maceió se destaca como o município líder entre os cinco maiores de Alagoas na Avaliação de Fluência em Leitura de 2023, alcançando o índice de 55% de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental classificados como leitores iniciantes e fluentes. A análise, conduzida pela Associação Bem Comum e Lyceum Consultoria através da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), revela um aumento significativo de 54% no índice de participação e desempenho dos estudantes, consolidando Maceió como referência educacional.

O relatório foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), destacando o sucesso do Programa Alfabetiza Maceió, lançado em setembro de 2021 pelo prefeito JHC. A iniciativa visa capacitar professores do 1º ao 5º ano, assegurando que os estudantes sejam alfabetizados na idade adequada, apresentando proficiência em leitura e escrita.

A secretária de Educação, Jó Pereira, celebra os resultados e destaca o compromisso contínuo com a educação: "Esses resultados só nos estimulam a trabalhar ainda mais pela Educação. Temos enfrentado enormes e históricos desafios na pasta, mas eles nos motivam para que possamos avançar, cada vez mais, na qualidade do ensino oferecido aos nossos estudantes, com união de esforços, capacitações técnicas e planejamento."

Planejamento para 2024


Durante a apresentação dos resultados, Maria Vilma, subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, compartilha os planos para 2024, enfatizando o fortalecimento do Alfabetiza Maceió. Novas medidas incluem acompanhamento técnico-pedagógico para as turmas de 1° e 2° anos, laboratórios para a recomposição de aprendizagem dos estudantes não alfabetizados do 3° ao 9° anos e ações específicas para correção do fluxo escolar.

"Ao aplicarmos bimestralmente avaliações de fluência leitora e escritora, garantiremos o acompanhamento constante do aprendizado, além de intervenções contínuas nas práticas pedagógicas. A lotação de Articuladores de Aprendizagem em cada escola impulsionará os resultados de aprendizagem em toda a rede municipal", explica Maria Vilma.

A subsecretária reforça a continuidade da parceria entre o Município, a Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria, destacando o programa Educar pra Valer como alicerce estruturante do Alfabetiza Maceió.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu