Alagoas

Bate Coração

Programa agiliza atendimento a pacientes com infarto em União dos Palmares

Hospital Regional da Mata interconectado com equipe de cardiologistas promete diagnóstico rápido e eficiente.

Por Redação 02/04/2024 17h05
Programa agiliza atendimento a pacientes com infarto em União dos Palmares
Foto: Carla Cleto e Ivan Nunes / Ascom Sesau

O Programa Bate Coração foi oficialmente implantado nesta segunda-feira (1º) no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, prometendo reduzir o tempo de resposta para o atendimento a pacientes diagnosticados com infarto. A unidade hospitalar agora está interconectada, via telemedicina, com a equipe de cardiologistas do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene.

Ao chegar ao HRM com sintomas de infarto, os médicos locais entrarão em contato com os cardiologistas do Programa Bate Coração. Após uma consulta por telemedicina e exames clínicos e de imagem, se confirmado o diagnóstico, o paciente poderá ser submetido a procedimentos como trombólise ou angioplastia primária.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, essa iniciativa trará benefícios significativos para pacientes, familiares e profissionais de saúde da região. "Com o Bate Coração, iremos reduzir impactos sociais e sequelas ao oferecer diagnóstico precoce e tratamento rápido do infarto", afirmou.

O programa já demonstrou sua eficácia ao atender o primeiro paciente com sinais de infarto. Após o diagnóstico no HRM, a paciente foi transferida para o Hospital do Coração Alagoano em Maceió, onde foi submetida a uma cirurgia bem-sucedida de cateterismo. "O Bate Coração é o resultado do esforço de uma equipe multidisciplinar determinada a salvar vidas", destacou Anália Cristina, supervisora de Enfermagem da unidade hospitalar.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu