Alagoas

Vacinação

"Brota na Grota" oferece vacinação contra a gripe na comunidade Coca-Cola

Moradores do Tabuleiro do Martins têm acesso a todas as vacinas do calendário básico, exceto a BCG.

Por Redação 24/04/2024 16h04
'Brota na Grota' oferece vacinação contra a gripe na comunidade Coca-Cola
Foto: Secom Maceió

O programa "Brota na Grota" estará na comunidade Coca-Cola, localizada no Tabuleiro do Martins, nesta sexta-feira (26), para oferecer serviços de vacinação contra a gripe e outras vacinas do calendário básico de vacinação, exceto a BCG. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov), é uma parceria com a Secretaria de Saúde de Maceió e visa facilitar o acesso à imunização para a população.

A vacinação contra a gripe está focada nos grupos prioritários durante a campanha, que continua até 31 de maio. Após essa data, a vacinação seguirá com as demais vacinas de rotina do "Brota na Grota". Este ano, o imunizante é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, indígenas, caminhoneiros, e outros.

"Estamos levando o serviço de vacinação ao usuário, facilitando o acesso e permitindo que as pessoas mantenham a caderneta de vacinação atualizada", afirmou a coordenadora técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim.

Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação. Pessoas com febre aguda devem aguardar a recuperação antes de receber a vacina, e quem foi diagnosticado com Covid-19 precisa esperar quatro semanas após o início dos sintomas.

Grupos que podem se vacinar:


Crianças de 6 meses a 6 anos
Gestantes e mulheres em estado puerperal até 45 dias após o parto
Idosos (acima de 60 anos)
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Indígenas e pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança, salvamento, e das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários
Reeducandos e funcionários do sistema carcerário, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas podem ser vacinados com um documento de autodeclaração. O programa também oferece vacinação em casa para idosos acamados, mediante cadastro pelo telefone (82) 3312-5589 ou pelo e-mail [email protected].

"Brota na Grota" é o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pelo prefeito JHC, com o objetivo de aproximar a gestão municipal das comunidades mais necessitadas de atenção e cuidados.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu