Notícias
STF suspende tentativa de retomada do “orçamento secreto”
Decisão de Flávio Dino barra trecho de projeto aprovado pelo Congresso que liberava emendas de relator
Em decisão tomada neste domingo (21), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de um trecho de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que liberava o pagamento das chamadas emendas de relator, conhecidas como “orçamento secreto”.
Para o ministro, a proposta tenta “ressuscitar modalidade de emenda cuja própria existência foi reputada inconstitucional”. Dino se refere às emendas de relator, declaradas extintas pelo STF em 2022 devido à falta de transparência na destinação dos recursos públicos.
A brecha que permitia o pagamento dessas emendas, inclusive com efeitos retroativos a partir de 2019, foi incluída por deputados em um projeto que reduz benefícios fiscais e amplia a tributação de casas de apostas online (bets), fintechs e dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP). O texto foi aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira (17).
A decisão liminar suspende apenas o artigo que trata dos restos a pagar das emendas. Os demais pontos do projeto, voltados ao aumento da arrecadação e ao equilíbrio das contas públicas em 2026, seguem válidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até o dia 12 de janeiro para sancionar o texto ou vetar trechos da proposta.
A ação foi apresentada pela Rede Sustentabilidade e pelos deputados federais Heloísa Helena (Rede-RJ), Túlio Gadelha (Rede-PE), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Sâmia Bomfim (Psol-SP). Segundo os autores, o valor envolvido nas emendas chega a R$ 1,9 bilhão, sendo cerca de R$ 1 bilhão ligado diretamente ao chamado orçamento secreto.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
A pedradas
Homem é assassinado no Centro de Murici e suspeito é preso poucas horas depois
-
Ex-deputado
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro após perda de mandato
-
CEO da controladora da Havaianas integrou conselho do governo Lula
-
Havia se perdido
Mulher é resgatada após se perder em área de mata no Parque Municipal
-
Ministro Dino suspendeu
STF suspende tentativa de retomada do “orçamento secreto”



