Alagoas

Na Tv

Campanha de Doação de Sangue inspirada em série "Sob Pressão" acontece em Alagoas

Voluntários podem doar sangue em Maceió e Arapiraca neste sábado (27).

Por Redação 27/04/2024 09h09
Campanha de Doação de Sangue inspirada em série 'Sob Pressão' acontece em Alagoas
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Rede Globo estreou a quinta temporada da série "Sob Pressão" na terça-feira (23), com foco no ambiente de um pronto-socorro onde vários pacientes precisam de transfusões de sangue. Para aproveitar o tema da série, a emissora realizará, neste sábado (27), a campanha "Corrente Sob Pressão" em parceria com a TV Gazeta, afiliada do Grupo Globo em Alagoas, para incentivar a doação de sangue nas unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

A campanha ocorrerá em Maceió nas unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), das 7h às 17h. Em Arapiraca, a doação voluntária será realizada na unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Os voluntários interessados em doar sangue devem atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É necessário estar em bom estado de saúde, ter peso mínimo de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é necessário portar um documento de identificação com foto, estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não ter consumido bebidas alcoólicas antes da doação.

Pessoas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade não podem doar sangue. Mulheres grávidas ou amamentando também são impedidas de doar. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing devem esperar um ano para doar. Pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, podem doar sangue após 10 dias do fim dos sintomas.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, destacou que a campanha é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas.

A série "Sob Pressão" tem sido aclamada pela abordagem da saúde mental dos médicos e de como os problemas dos pacientes afetam suas vidas pessoais. O roteirista Lucas Paraizo ressaltou o impacto da série em sua visão sobre a medicina brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu