Alagoas

Polícia

Polícia Civil conclui curso tático com operação real

Alunos realizam prisões durante curso de entradas táticas em Maceió e Rio Largo.

Por Redação 28/04/2024 08h08
Polícia Civil conclui curso tático com operação real
Foto: Ascom SSP

A Polícia Civil (PC) concluiu, no sábado (27), o II Curso de Entradas Táticas do Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/Dracco), com instruções teóricas e práticas relacionadas a entradas táticas. O curso terminou com uma operação real na qual os alunos cumpriram seis mandados de prisão em bairros da região metropolitana de Maceió, resultando em quatro prisões.

O curso, organizado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da PC (CORE), contou com a participação de policiais civis de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, além de agentes da Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal de Alagoas.

Com duração de uma semana, o curso visou capacitar os agentes para garantir sua segurança durante as operações. A operação final envolveu a execução de seis mandados de prisão, com quatro cumpridos, resultando na prisão de quatro homens: dois por homicídio, um por tráfico de drogas e outro por estupro. As prisões ocorreram nos bairros de Bom Parto, Ouro Preto e Jatiúca, em Maceió, e na Mata do Rolo, em Rio Largo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou os alunos e instrutores pela operação e destacou a importância do curso para a segurança dos agentes. "É um curso muito importante porque traz uma segurança para o nosso efetivo. Por isso, quero parabenizar a todos pela dedicação e empenho em se especializar e qualificar para que tenhamos mais resultados em operações policiais como essa que vimos hoje", afirmou.

O delegado-geral, Gustavo Xavier, enfatizou a interação de conhecimento entre os alunos, provenientes de diferentes instituições, e a aplicação prática do conteúdo aprendido, que resultou nas prisões. "Nós tivemos a materialização do conhecimento resultando na prisão de criminosos, para reduzir, como sempre, o número de mortes violentas, intencionais, que acontecem aqui no estado", disse o delegado.

O delegado Paulo Bicalho, que participou como aluno, elogiou a abrangência do curso, que incluiu disciplinas como aerotático, combate no escuro e instruções de entradas táticas com explosivos e sem explosivos. "Foi um curso extremamente proveitoso até para repassar para nossas equipes em Pernambuco", concluiu.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu