Alagoas

Urbanismo

Descarte irregular de lixo ameaça segurança durante chuvas em Maceió

População deve colaborar denunciando descarte inadequado para prevenir problemas na cidade.

Por Redação 28/04/2024 09h09
Descarte irregular de lixo ameaça segurança durante chuvas em Maceió
Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

A cidade de Maceió enfrenta uma série de problemas relacionados ao descarte irregular de móveis inservíveis, pneus, restos de poda de árvores, lixo doméstico e resíduos da construção civil. Esses itens são frequentemente descartados de forma inadequada em praças, vias públicas e terrenos, especialmente durante o período chuvoso, causando prejuízos ao meio ambiente e à cidade.

A prática de descarte incorreto pode provocar sérios problemas, como entupimentos de bueiros e galerias devido à quantidade de resíduos arrastada pela chuva. Isso pode resultar em alagamentos e outros prejuízos imediatos para a população local. Em 2023, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recolheu mais de 100 mil toneladas de lixo em locais de descarte irregular.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou que o descarte inadequado de resíduos pode causar problemas para a própria população. “Principalmente no período das chuvas, uma grande quantidade de resíduos é arrastada para bueiros e galerias, podendo entupi-los e prejudicar a população local. Por isso, é essencial que as pessoas se conscientizem sobre a importância do descarte adequado de seus resíduos”, explicou.

Denuncie o descarte inadequado


Além de descartar o lixo de forma correta, a população pode ajudar denunciando práticas inadequadas. Ao flagrar um descarte incorreto, o cidadão pode entrar em contato com a Alurb pelo telefone 0800 082 2600 ou WhatsApp 98802-4834, enviando fotos ou vídeos do flagrante. Se a infração for constatada, o autor pode ser multado.

“Nós oferecemos diversos serviços e equipamentos para que o cidadão possa nos ajudar a manter a capital limpa e conter riscos para a sociedade. Mas, caso a população ainda insista em descartar de forma errada, poderá ser multada pela falta de consciência e cuidado com a cidade”, alertou Teófilo.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu