Alagoas

CULTURA

Papel no Varal comemora 15 anos compartilhando poesia nesta terça, no Mercado das Artes 31

Um destaque da noite será uma homenagem ao centenário do poeta alagoano Lêdo Ivo, com um varal especial de 10 poemas apresentados por convidados. Um destaque da noite será uma homenagem ao centenário do poeta alagoano Lêdo Ivo, com um varal especial de 10

Por Redação com assessoria 30/04/2024 09h09
Papel no Varal comemora 15 anos compartilhando poesia nesta terça, no Mercado das Artes 31

Nesta terça-feira, 30 de abril de 2024, o Instituto Lumeeiro comemora os 15 anos do Papel no Varal, que vem embebendo Maceió de poesias de todos os cantos e todos os tempos. O evento acontecerá no Mercado das Artes 31, em Jaraguá, a partir das 19 horas. O tradicional ecletismo da curadoria de Ricardo Cabús – que também apresenta o sarau – permite aos presentes encontrarem versos que tocam e afloram emoções várias.

Todos podem subir ao palco para partilhar a leitura dos versos pendurados no varal.O público encontrará 100 poemas no varal, de autores como Anilda Leão, Jorge de Lima, Mario Quintana, Emily Dickson e Hilda Hilst.

Dentre os poemas, que poderão ser vistos pendurados no varal, estão os versos de Fernando Pessoa:

'O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente                   Que chega a fingir que é dor.                     A dor que deveras sente'.

Um destaque da noite será uma homenagem ao centenário do poeta alagoano Lêdo Ivo, com um varal especial de 10 poemas apresentados por convidados.

O evento contará com uma abertura especial do duo formado por Selma Britto ao piano e Luiz Martins ao violino, que trarão o melhor da MPB de todos os tempos. Serão lembrados momentos marcantes da história do Papel no Varal, como a Intervenção urbana de 2010, o Papelzinho no Varal e os saraus erótico-carnavalescos.

As leituras poéticas serão intercaladas por música, brincadeiras e premiações. O sarau é gratuito, começa excepcionalmente às 19 horas e as mesas serão ocupadas por ordem de chegada.

O Papel no Varal

O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Há duas orientações: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro. 


WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu