Alagoas

Educação Ambiental

Atividades de Educação Ambiental Atraem Mais de 800 Alunos da Rede Pública

Instituto do Meio Ambiente de Alagoas promove ações em cinco municípios durante a Fiscalização Preventiva Integrada.

Por Redação 07/05/2024 15h03
Atividades de Educação Ambiental Atraem Mais de 800 Alunos da Rede Pública
Foto: Ascom IMA-AL

Mais de 800 estudantes da rede pública participaram de atividades de educação ambiental promovidas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), por meio da Gerência de Educação Ambiental (Gedam). As ações ocorreram nos municípios de Jaramataia, Igaci, Craíbas, Arapiraca e Traipu, como parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que começou em 28 de abril e segue até 11 de maio.

Os eventos incluíram atividades lúdicas e formativas para cerca de 210 professores das escolas municipais de educação básica, envolvendo jogos ambientais, cine ambiental, dinâmicas de premiação, e distribuição de cartilhas sobre prevenção e combate à dengue, mudanças climáticas e coleta seletiva.

Além disso, foram realizadas oficinas ambientais, como a de produção de sabão ecológico com reuso de óleo. Os participantes também tiveram a oportunidade de ganhar prêmios que reforçam o aprendizado, como aulas de campo no Barco Escola do IMA, uma aula de campo no Zoológico Ecopark de Maragogi e uma trilha ecológica na reserva da Usina Coruripe.

Ykson Emery, gerente de educação ambiental do IMA, ressaltou o entusiasmo dos estudantes com os jogos educativos. "A interação dos alunos com o ambiente por meio de jogos didáticos ajuda a fomentar a preservação ambiental. O uso de jogos como estratégia metodológica apoia o desenvolvimento da consciência cidadã sobre o meio ambiente", explicou.

Os professores receberam cursos de formação sobre temas ambientais variados, como mudanças climáticas, educação ambiental no ensino formal, manejo de agrotóxicos e zoonoses. O evento também contou com a participação de outras entidades, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal).

Entrega voluntária de animais silvestres


Uma ação importante da educação ambiental durante a FPI foi o recebimento voluntário de animais silvestres mantidos em cativeiro. Até o momento, 17 jabutis e um papagaio foram entregues e reabilitados para retornar à natureza.

Ykson Emery destacou a importância dessa prática: "A criação de animais silvestres sem licença é proibida. Orientamos os cidadãos a entregarem voluntariamente esses animais, pois isso facilita a reabilitação e reintegração à natureza, além de evitar punições".

Os animais entregues foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde recebem os cuidados necessários antes de serem reintegrados ao seu habitat natural.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu