Alagoas

Adoção Pet

Secdef seleciona OSCs para campanha de adoção responsável de animais

Parceria com organizações visa incentivar adoção consciente de cães e gatos.

Por Redação 07/05/2024 16h04
Secdef seleciona OSCs para campanha de adoção responsável de animais
Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), por meio da Superintendência da Defesa e Proteção dos Animais, está selecionando organizações da sociedade civil (OSCs) ou protetores independentes de animais domésticos em Alagoas para formar uma parceria com o objetivo de incentivar a adoção responsável de cães e gatos.

O edital de chamamento público foi divulgado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (3). As inscrições estão abertas para a seleção de cinco entidades sem fins lucrativos para estabelecer um Termo de Colaboração sem repasse financeiro. A campanha faz parte do Programa Estadual Adote Um Animal, com cerca de 50 animais para adoção, que serão promovidos pela Secdef nas redes sociais e em outros meios de comunicação.

As organizações e protetores interessados devem apresentar documentos na fase de seleção, incluindo identificação dos responsáveis, comprovante de residência do local onde os animais são abrigados, e um mínimo de dez animais domésticos sob seus cuidados. As OSCs formalizadas precisarão apresentar Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Os documentos devem ser enviados por meio de formulários disponíveis no site da Secdef. As entidades também devem responder a questionamentos sobre suas atividades para fins de classificação.

Na última fase de avaliação, a Secdef deve selecionar dez animais por instituição, incluindo cães e gatos de diferentes idades e portes. Os selecionados passarão por avaliação médico-veterinária para verificar sua aptidão para adoção. Eles devem estar devidamente vermifugados, vacinados e cadastrados.

A superintendente da Defesa e Proteção dos Animais, Aldinete Vieira, destacou a importância da participação das organizações na campanha. "O objetivo é reduzir o número de animais sob seus cuidados, conscientizando a população sobre a adoção como um ato de amor, cuidado e responsabilidade", disse Vieira.

Os formulários devem ser enviados até 23 de maio. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected].

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu