Alagoas

Guerreiro

Exposição destaca tradição alagoana com arte dos chapéus do Guerreiro

Alunos celebram cultura local em mostra no Museu da Imagem e do Som.

Por Redação 08/05/2024 13h01
Exposição destaca tradição alagoana com arte dos chapéus do Guerreiro
Foto: Ryan Charles / Ascom Secult

O Museu da Imagem e do Som (Misa), equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), recebeu na última segunda-feira (7) a abertura da exposição "Sagrado Guerreiro, A Fé Cantada e Dançada". A mostra tem como objetivo visibilizar, aplaudir e preservar a tradição dos chapéus do Guerreiro, folguedo típico de Alagoas.

As obras expostas foram criadas pelos alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio da Polícia Militar Tiradentes (PMAL), sob a orientação da professora Roberta Accioly. A exposição surgiu a partir de uma aula sobre cultura e arte alagoana, que inspirou a professora a organizar uma oficina com os alunos.

"Essa exposição nasceu de uma aula sobre cultura alagoana. Falei sobre arte alagoana com eles, e o encantamento foi tão grande que resultou numa oficina e depois nessa exposição importante. É nossa, traz pertencimento e chega às novas gerações", relatou Roberta Accioly.

O aluno Luiz Barbosa destacou o aprendizado sobre a cultura local e a oportunidade de expor suas criações. "As aulas foram ótimas para aprender sobre nossos folguedos e todo o legado de nossa cultura. Só tenho a agradecer por ver tanto o meu trabalho quanto os chapéus dos meus colegas nessa exposição", comemorou.

O clima entre os alunos era de celebração, com todos demonstrando conhecimento sobre as raízes culturais de Alagoas e suas próprias criações. Luan Ferreira, aluno do nono ano, compartilhou seu entusiasmo sobre o folguedo Guerreiro.

"Nosso estado é resultado de uma miscigenação, e o Guerreiro é uma forma de celebrar todas elas. Além disso, o Guerreiro representa a paz e o legado passado de geração em geração. Por isso, nossa história precisa ser cuidada e preservada para que possamos contá-la e passá-la adiante", afirmou Luan.

Jinny Mikaelly, assessora técnica da Diversidade Cultural do Misa, elogiou a participação dos alunos e a vontade de aprender mais sobre as raízes culturais de Alagoas. "Essa exposição é uma celebração ao legado que Alagoas vem construindo há tantos anos. Ver crianças tão jovens empenhadas em manter viva nossa história é uma grande motivação para nosso trabalho", destacou.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu