Alagoas
Secretaria de Saúde inicia campanha para o Dia Mundial Sem Tabaco
Evento destaca importância de proteger crianças de influência do tabaco.
A Secretaria de Saúde de Maceió lançou na última quarta-feira (8) a campanha para o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, com foco na proteção das crianças contra a influência da indústria do tabaco. A campanha, organizada pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, em parceria com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), inclui a exposição de fotos "Por Uma Vida Saudável" e uma feira agroecológica com produtos naturais.
"A ideia de montarmos uma exposição na Secretaria foi justamente para que as pessoas que chegassem aqui vissem de maneira clara e direta as maneiras como o cigarro prejudica a saúde", afirmou Laís Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo. Ela também ressaltou a importância de conscientizar sobre os benefícios de parar de fumar e as estratégias para conseguir isso.
A campanha também promove hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. Adriana Paffer, coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS, reforçou a importância dessas mudanças de hábitos para contribuir com o processo de cessação do tabagismo e promover uma vida mais saudável.
Para quem deseja parar de fumar, Maceió conta com Núcleos de Tratamento e Cessação do Tabagismo em várias Unidades de Saúde da cidade. Interessados podem procurar o núcleo mais próximo em suas comunidades, munidos de RG e cartão do SUS. O Sass também oferece um núcleo especial para servidores, com atendimento na sede da SMS, salas 105 e 106, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Para mais informações, os contatos disponíveis são o telefone (82) 3312-5494 ou o e-mail [email protected].
O Dia Mundial Sem Tabaco é uma data para refletir sobre os riscos associados ao uso do produto, uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa cerca de 8 milhões de mortes anualmente e está ligado ao desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e outras doenças.
Em 2024, o foco da campanha é "Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco". A OMS enfatiza a necessidade de proteger as gerações futuras do consumo de tabaco e produtos de nicotina, destacando a importância de ações preventivas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



