Alagoas

Segurança e Tecnologia

Software alagoano acelera investigações e otimiza segurança pública

Forensis moderniza o trabalho policial com comunicação mais eficiente entre órgãos.

Por Redação 08/05/2024 15h03
Software alagoano acelera investigações e otimiza segurança pública
Foto: Aarão José / Ascom PolC-AL

Para combater a violência com mais eficácia, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas utiliza um software inovador chamado Forensis, desenvolvido pela Chefia de Desenvolvimento de Programas de Informatização da SSP. Desde sua implantação em julho de 2021, o software aprimora a comunicação entre os órgãos, agilizando investigações e facilitando a obtenção de laudos periciais.

O Forensis é um canal de comunicação digital que permite a solicitação de requisições de exames periciais e o envio de laudos para as instituições que integram o sistema de persecução penal. Além disso, o software inclui funcionalidades como a geolocalização, que ajuda no deslocamento das equipes do Instituto Médico Legal (IML). A ferramenta também traz economia aos cofres públicos e contribui para a preservação ambiental ao reduzir o uso de papel.

O sargento Ulisses Vasconcelos, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, explica que o sistema digitalizado torna o trabalho mais efetivo, facilitando a elucidação de casos e a retirada de criminosos das ruas, o que ajuda a reduzir os índices de violência. "O sistema Forensis representa um marco significativo no processo investigativo e judicial em Alagoas", disse ele.

Melhorias contínuas aprimoram o software


O chefe de Tecnologia da Informação da SSP, major Anderson Cabral, ressaltou a importância da agilidade no fluxo de informações para uma tomada de decisão embasada em evidências técnicas e científicas. "As autoridades em Alagoas podem contar com uma ferramenta moderna e eficaz para fortalecer a investigação criminal e garantir a aplicação da lei de forma mais rápida e precisa", afirmou.

Durante os três anos de uso, o software passou por atualizações que melhoraram sua funcionalidade, incluindo otimização de pesquisas e consultas de laudos, novo layout e reforço no controle de segurança. O perito-geral adjunto da Polícia Científica de Alagoas (PolC-AL), Wellington Melo, afirma que novos aprimoramentos estão previstos para expandir o serviço prestado.

"Iniciado como projeto piloto em 2020, o sistema passou por aprimoramento contínuo, identificando novas necessidades e refinando suas funcionalidades. O software está em constante evolução, visando à criação de módulos de inteligência para produção de conhecimento, o que auxiliará na identificação de padrões e otimização de crimes", disse Melo.

Treinamento fortalece parceria institucional


Um treinamento promovido no mês passado com promotores de Justiça visou ampliar a parceria institucional e melhorar o aproveitamento diário das consultas. Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho, a capacitação ajuda a estreitar laços e aprimorar a prova técnica.

"Esse alinhamento é imprescindível para que a prova técnica chegue da melhor forma. Agora, com o peso da tecnologia, podemos dirimir dúvidas e promover mais celeridade nos resultados dos procedimentos", afirmou Coutinho.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu