Começo de conversa

* Este texto não reflete necessariamente a opinião do Em Tempo Notícias

Pensamento Crítico e Fanatismo

04/04/2022 18h06
Pensamento Crítico e Fanatismo

Ideias que afrontam a integridade do indivíduo ou que confrontam a natureza humana, tendem inexoravelmente a criar estreitamento mental e a rapidamente se conformarem em ideologias temerárias.

Como toda utopia, ideias sofismáticas revestem-se de um fascínio fantasioso que seduz os que carecem de pensamento crítico. Não raro, essas ideias incorporam posturas dogmáticas, transformam-se em distopias e tornam-se assim ainda mais predatórias que o mal que alegadamente almejam desconstruir.

O desenvolvimento dessas ideias é invariavelmente fortalecido por campanhas midiáticas massificadas e por febril proselitismo dos seus aderentes; esses movimentos nascem fadados ao fracasso, historicamente falando, não obstante causarem imenso mal à humanidade durante suas virulentas e efêmeras existências. Na medida em que o fluxo de informações no mundo moderno se faz mais fácil e mais rápido, essas propostas nefastas aparecem de forma cada vez mais recorrente, pois servem como panaceia onírica para um grupo de indivíduos que cresce a cada dia: os incapazes de lidar com seus vazios emocionais, com seus conflitos existenciais e com a incapacidade de darem conta de suas próprias sobrevivências.

A palavra-chave a ser identificada é “Relativismo”: a manipulação de um conceito consolidado com a finalidade de justificar seus próprios desvios de conduta ou intenções maniqueístas.








Jorge Barros, Ph.D

Brasília, Março de 2022