Geral
Ministro da Educação Propõe Fim dos Cursos de Licenciatura 100% à Distância no Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira que está considerando a possibilidade de encerrar definitivamente os cursos de licenciatura oferecidos exclusivamente na modalidade de ensino à distância no país. Durante um evento destinado à apresentação dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, Pisa 2022, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ministro revelou que um grupo técnico do ministério está analisando a viabilidade dessa medida.
Santana destacou que a discussão visa estabelecer uma porcentagem ideal para a realização de atividades presenciais e virtuais nos cursos de licenciatura. O ministro não forneceu detalhes sobre quais formações específicas poderiam ser afetadas pela proposta, nem se os cursos já existentes nesse modelo seriam impactados.
"Estamos avaliando, porque é um estudo técnico. A ideia do ministério é não permitir mais cursos 100% EaD, e aí vamos definir: vai ser 50%, 30% [de carga online]?", afirmou Santana. Ele ressaltou que a medida está em fase de análise técnica e que o objetivo é encontrar um equilíbrio entre atividades presenciais e virtuais.
Vale destacar que, no final de novembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 2.041, que proíbe a criação de novos cursos EaD em 17 áreas para Institutos de Ensino Superior (IES) que obtiveram Conceito Institucional para EaD (CI-EaD) inferior a 4.
A proposta de encerrar os cursos de licenciatura 100% à distância faz parte dos esforços do governo para promover a qualidade do ensino e garantir uma formação mais completa para os futuros educadores do país.
*Poder 360
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Alagoas lança protocolo para combater a violência contra pessoas idosas
-
RESGATE
Bombeiros e Samu resgatam criança de três anos após afogamento em hotel em Maceió
-
CULTURA
Projeto inovador transformará rede em tela de cinema em Arapiraca
-
EDUCAÇÃO
Estudantes fazem segundo dia do Enem 2024 neste domingo; saiba mais
-
ASSASSINATO
PCC oferecia R$ 3 milhões por “cabeça” de empresário, morto quando voltava de Maceió