Geral
Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2024
Embaixada e Consulados dos EUA reconhecem mulheres que fazem a diferença em suas comunidades.
Em celebração ao Mês Internacional das Mulheres, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram hoje as seis homenageadas pelo Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença de 2024. Essas mulheres destacaram-se em suas comunidades, evidenciando ousadia e pioneirismo em diversas causas, refletindo experiência, força e criatividade que contribuem para a transformação do país.
"Este prêmio é um testemunho do impacto que estas mulheres notáveis têm em suas comunidades", ressaltou Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil. "Cada uma delas demonstra um compromisso inabalável com a promoção de mudanças positivas e o avanço de questões cruciais como direitos ambientais, inclusão e direitos indígenas".
As vencedoras atuam em diversas frentes, desde direitos ambientais até o engajamento cívico, passando pelo avanço da inclusão e dos direitos de comunidades indígenas, mulheres, LGBTQIA+ e outros grupos historicamente subrepresentados. Essas mulheres são verdadeiras inspirações, impulsionando o progresso e a justiça social no Brasil.
Conheça as homenageadas

Renata Montenegro, Policial Civil - Rio de Janeiro
Renata Montenegro é chefe do Gabinete de Recuperação de Ativos do Departamento Geral de Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Ela liderou uma investigação que apreendeu mais de R$ 40 milhões de uma organização criminosa do Jogo do Bicho no Rio.

Sandra Pereira Braga, Coordenadora Executiva CONAQ - Distrito Federal
Coordenadora executiva do CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), Sandra é agricultora rural, líder da Coalizão Negra de Direitos Humanos, do Coletivo de Mulheres Negras da CONAQ, militante da causa negra feminista quilombola e da luta pelos direitos ambientais. Sandra lidera e pertence ao Quilombo Mesquita, no estado de Goiás.

Brigada de Incêndio Feminina Xerente - Tocantins
As mulheres do povo Xerente formaram a primeira brigada de voluntariado indígena exclusivamente feminina com o objetivo de contribuir para os esforços de combate a incêndios, educação ambiental e projetos de recuperação florestal.

Barbara Pena, Activist and Survivor - Rio Grande do Sul
Barbara é sobrevivente e ativista pelo fim da violência doméstica. Ela foi vítima de uma tentativa de feminicídio quando sofreu queimaduras e foi atirada do 3o. andar do prédio pelo seu ex-companheiro, que também matou seus dois filhos. Atualmente, Barbara luta pela proteção das vítimas de violência doméstica e ajudou a criar uma lei que impede os agressores de violência doméstica de cumprirem suas penas de prisão no mesmo estado de residência da vítima, para garantir maior segurança.

Joana Carolina Lins Pereira, Federal Judge - Pernambuco
Joana Carolina Lins Pereira é desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, Pernambuco. Em outubro de 2022, ela fez história ao se tornar a primeira juíza federal de carreira a ser promovida a esse nível por mérito no 5º circuito dos tribunais federais (TRF 5). Foi presidente da Academia Judicial do TRF 5, que abrange seis estados do nordeste brasileiro.

Dani Junco, CEO and Founder of B2Mamy - São Paulo
CEO e fundadora da B2Mamy, aceleradora brasileira para mães, Dani Junco é formada em marketing pela Fundação Getulio Vargas e tem experiência em marketing farmacêutico. Ela começou sua aceleradora para mães em 2016, como uma nova mãe que achava difícil voltar ao escritório para trabalhar. Sete anos depois, a Casa B2Mamy é um espaço de co-working aberto no centro da cidade de São Paulo com eventos de networking que discutem temas difíceis enfrentados pelos pais.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Fim de ano
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano
-
Polícia investiga
Família denuncia negligência após morte de recém-nascida em maternidade de Maceió
-
Reformas Microeconômicas na Democracia Brasileira: Continuidade, Tensões e Retrocessos como o Saque-Aniversário do FGTS
-
Operação
Capitania dos Portos de Alagoas inicia operação “Navegue Seguro” 2025/2026
-
PL de dosimetria
Senado aprova projeto que altera cálculo de penas do 8 de janeiro



