Geral
Advogados do X apontam falhas em bloqueio de contas no Brasil
Justificativas da plataforma de mídia social vêm em resposta a questionamento do STF.
Os advogados que representam o X no Brasil disseram ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira que "falhas operacionais" permitiram que usuários bloqueados continuassem ativos na plataforma de mídia social. A declaração foi apresentada em resposta a um pedido do juiz Alexandre de Moraes, que questionou a rede social sobre supostas falhas no cumprimento de decisões judiciais que ordenavam o bloqueio de certas contas.
Em um documento legal de 20 páginas, os advogados do X afirmaram que os proprietários das contas tentaram contornar as restrições do tribunal criando novas contas, e que a plataforma não reativou usuários já bloqueados.
Um relatório da Polícia Federal do Brasil mostrou que, em abril, contas que deveriam ter sido bloqueadas pelo X ainda estavam ativas, ganhando seguidores e transmitindo vídeos ao vivo.
A plataforma explicou que a investigação policial rastreou seis contas de um total de mais de 200 contas que deveriam ter sido bloqueadas desde 2022. A rede social afirmou que esses usuários têm um histórico de tentar burlar as medidas de segurança para continuar usando a plataforma.
Os advogados do X também destacaram uma falha operacional que permitiu aos usuários verem as biografias dos perfis bloqueados ao acessar a rede pelo aplicativo, mesmo que as contas parecessem bloqueadas ao serem acessadas pelo site. A empresa classificou esses casos como "incomuns" e disse ter corrigido os problemas assim que foram identificados.
As medidas judiciais fazem parte de uma investigação liderada por Moraes sobre "milícias digitais" que supostamente espalharam notícias falsas e mensagens de ódio durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes também investiga uma suposta tentativa de golpe envolvendo Bolsonaro.
Moraes abriu uma investigação sobre o bilionário Elon Musk, dono do X, após ele anunciar que reativaria contas bloqueadas a pedido do juiz, decisão considerada "inconstitucional" por Musk.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Programação gratuita
Desfile Natal de Todos Nós acontece nesta segunda (22) em Jaraguá
-
Causas desconhecidas
Incêndio destrói cerca de 50 barracas no entorno do Mercado da Produção, em Maceió
-
Até 10h desta terça (23)
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades de Alagoas
-
Programe-se
Confira os horários dos mercados públicos de Maceió na véspera e dia de Natal
-
Fraude no INSS
Nome de Lulinha surge em investigações do INSS



