Geral
Disque 100 recebe denúncias sobre desaparecidos em meio a enchentes no RS
Serviço permite informar sobre crianças, adolescentes e adultos desaparecidos ou desacompanhados.
O Disque 100, gerido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), abriu um canal específico para receber informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos pais devido às chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o início do mês.
Para relatar desaparecimentos, basta discar 100 e selecionar a opção 0 (zero). A primeira opção oferece um espaço para informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados de pais ou responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.
A opção 2 permite à sociedade relatar o desaparecimento de pessoas em geral, enquanto a opção 3 oferece a oportunidade de solicitar resgate imediato ou fornecer informações para resgate de conhecidos. A quarta opção possibilita pedir ajuda aos municípios atingidos, enquanto a opção 5 permite se voluntariar ou oferecer doações para a região.
“Todas as opções fazem parte da força-tarefa do Disque 100 para contribuir na otimização de esforços em razão do estado de calamidade no RS”, informou o MDHC em nota.
De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 100 mortes foram registradas devido ao mau tempo no Rio Grande do Sul, com 128 pessoas ainda desaparecidas. Há 66.761 pessoas acolhidas em abrigos e um total de 163.720 desalojados.
Os operadores do Disque 100 foram treinados para lidar com a situação no Rio Grande do Sul. Qualquer pessoa, de qualquer local do Brasil, pode usar o canal para reportar denúncias, pedir ajuda ou orientações relacionadas às enchentes e aos desaparecidos.
O contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos pode ser feito pelo número 100 a partir de telefones fixos ou celulares. O serviço também está disponível pelo WhatsApp (61) 99611-0100, Telegram (buscar por "direitoshumanosbrasil") e no site do MDHC, com opção de videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O MDHC também atua em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para identificar pessoas que perderam documentos de identificação civil durante as enchentes, a fim de agilizar a emissão de segundas vias.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



