Notícias

Inédito

Maceió realiza 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa; poeta Lêdo Ivo será homenageado

Inscrições começaram nesta quinta, 3; vencedores vão para Portugal, Rio e São Paulo para saber mais sobre origem da língua

Por Da Redação com Da Redação 03/03/2022 11h11 - Atualizado em 03/03/2022 14h02
Maceió realiza 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa; poeta Lêdo Ivo será homenageado
Alunos de Maceió vão participar de olimpíada de Língua Portuguesa - Foto: Ascom/Semed

Já estão abertas desde as primeiras horas desta quinta-feira, 3, as inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió. Inédita, a edição vai homenagear o poeta maceioense Lêdo Ivo. Os alunos do 5º ao 9º ano da rede pública municipal têm até o próximo dia 11, data limite para garantir vaga na olimpíada. Para isso, devem procurar os professores nas respectivas unidades escolares onde irão realizar as inscrições da turma inteira. Link e regulamento da iniciativa já foram enviados às escolas.

Em contato com o Emtemponoticias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) explicou que os alunos produzirão textos por gêneros literários específicos. Os do 5º ano: poema; 6º e 7º anos: memórias; e 8º e 9º anos: crônicas. Além disso, diz a Semed, superada a etapa das inscrições, os professores passarão por oficinas realizadas de forma on-line ao longo do período que antecederá a Olimpíada de Português, entre março e julho, oficinas que serão ministradas pela parceria da Semed com a Universidade Federal de Alagoas - Ufal.

“Nas oficinas, os docentes receberão orientações sobre como trabalhar estas temáticas em sala de aula, como valorização da cultura local do território de Maceió e das obras do poeta e escritor maceioense Lêdo Ivo”, explica a secretaria.

Seletivas acontecem em duas etapas
Ainda conforme a Semed, a olimpíada terá duas etapas. Na primeira, a Escolar, os textos produzidos pelos alunos até os 15 dia iniciais de julho, serão avaliados por uma comissão de professores da escola, que irá selecionar um texto de cada gênero literário para a disputar a segunda etapa, que é a municipal. Nesta, os textos selecionados na etapa anterior serão avaliados e selecionados os três primeiros lugares.

Premiação
Conforme o regulamento da olimpíada de Português de Maceió, o primeiro lugar receberá um tablet e fará uma viagem para Universidade de Coimbra, em Portugal; o segundo lugar geral receberá também um tablet e fará viagem para conhecer a Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro; por fim, o terceiro lugar geral também será presenteado com um tablet e viagem para São Paulo, onde visitará o Museu da Língua Portuguesa.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu