Notícias

CELEBRIDADES

Conselho vai apurar conduta de enfermeira que vazou informações sobre Klara Castanho

Atriz relatou em carta aberta que profissional ameaçou espalhar o que aconteceu no hospital em que a atriz teve um bebê

Por Redação com sites 27/06/2022 17h05
Conselho vai apurar conduta de enfermeira que vazou informações sobre Klara Castanho

Após rumores de que teria engravidado e dado o filho para a adoção, Klara Castanho se pronunciou, no sábado (25), por meio de uma carta aberta publicada em suas redes sociais. A atriz revelou ter sido estuprada, engravidado e dado o bebê para adoção, mas que depois do parto sofreu ameaças de uma enfermeira que disse que poderia vazar a história para a imprensa.

Compete ao Conselho de Enfermagem de São Paulo apurar as situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem (Resolução Cofen nº 370/2010).

“O Conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria. Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados", disse nota da entidade.

Entenda o caso

A atriz Klara Castanho, de 21 anos, teve sua vida pessoal exposta por colunistas e uma influencer sobre sua suposta gravidez. Ela se viu obrigada a revelar, em uma carta aberta no último sábado, 25, que foi estuprada e encaminhou o bebê para adoção.

“Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que eu sofri. Eu fui estuprada”, relatou a jovem.

O nome de Klara foi um dos mais comentados durante o dia após o vazamento dessas informações. A atriz o usou o Instagram para relatar o que viveu.

"Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família, nem dos meus amigos. Estava completamente sozinha. Não, eu não fiz boletim de ocorrência. Tive muita vergonha, me senti culpada. Tive a ilusão que se eu fingisse que isso não aconteceu, talvez eu esquecesse", contou Klara.

A atriz não teria tido mudanças físicas ou hormonais. No entanto, buscou um hospital após passar mal e descobriu a gestação. Ela ainda denunciou um segundo abuso: mesmo revelando o estupro ao médico, ouviu que 50% do DNA eram dela e que, por isso, ela seria obrigada a amá-lo.

"Contei ter sido estuprada expliquei tudo o que aconteceu. O médico não teve nenhuma empatia por mim. Eu não era uma mulher grávida que estava grávida por vontade e desejo, eu tinha sofrido uma violência. E mesmo assim esse profissional me obrigou a ouvir o coração da criança, disse que 50% do DNA eram meus e que eu seria obrigada a amá-lo".

Segundo a atriz, no dia do parto, logo após o nascimento, ela foi ameaçada pelo risco de o caso se tornar público - por lei, é um direito da vítima e do bebê o segredo de Justiça.

"Eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: 'Imagina se tal colunista descobre essa história'. Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para supostamente para me acolher e proteger. Quando cheguei ao quarto já havia mensagens do colunista, com todas as informações. Ele só não sabia do estupro. Eu ainda estava sob o efeito da anestesia. Eu não tive tempo de processar tudo aquilo que estava vivendo, de entender, tamanha era a dor que eu estava sentindo. Eu conversei com ele, expliquei tudo o que tinha me acontecido. Ele prometeu não publicar".

Depois ela conta que outro colunista também a procurou e escreve: "Mas apenas o fato de eles saberem, mostra que os profissionais que deveriam ter me protegido em um momento de extrema dor e vulnerabilidade, que têm a obrigação legal de respeitar o sigilo da entrega, não foram éticos, nem tiveram respeito por mim e nem pela criança".

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu