Notícias

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“Quando se sabe a fonte, é outra história”: Agreste Saneamento promove segurança hídrica em campanha para o Dia Mundial da Água

As diretrizes da campanha da Iguá visam promover o consumo consciente do recurso natural, e fortalecer a segurança hídrica e da própria população quanto aos riscos da utilização de fontes irregulares para o consumo de água

Por Redação com assessoria 23/03/2024 07h07
“Quando se sabe a fonte, é outra história”: Agreste Saneamento promove segurança hídrica em campanha para o Dia Mundial da Água


“Quando se sabe a fonte, é outra história” é o slogan da campanha do Grupo Iguá para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.


Remetendo à importância dos cuidados com os recursos hídricos, a Agreste Saneamento – operação do Grupo Iguá em Alagoas, é responsável pela captação, adução e tratamento da água em 10 municípios, através de uma Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas, beneficiando aproximadamente 400 mil pessoas no agreste alagoano.

As diretrizes da campanha da Iguá visam promover o consumo consciente do recurso natural, e fortalecer a segurança hídrica e da própria população quanto aos riscos da utilização de fontes irregulares para o consumo de água, seja para o meio ambiente, impactado pela exploração indevida de água, e para a saúde, através da propagação de doenças.

Mensalmente, a Agreste Saneamento realiza mais de 11 mil análises internas para garantir a qualidade da água tratada, examinando parâmetros como pH, cloro residual livre (CRL), cor aparente, turbidez, teor de alumínio, temperatura e análise microbiológica qualitativa. Para assegurar a segurança no tratamento, os técnicos da empresa conduzem diariamente um rigoroso e minucioso processo de controle de qualidade, além de manter os maquinários e equipamentos operacionais em constante manutenção.

Além dessas análises internas, a empresa também envia amostras de água para um laboratório externo. Para ser segura, a água deve atender a padrões de potabilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que garantem que esteja livre de agentes nocivos causadores de doenças como diarreia infecciosa, hepatite, leptospirose, cólera, entre outras. Muitos desses organismos não são visíveis a olho nu.
O diretor operacional da Agreste Saneamento, Marcello Almeida, destaca a relevância da água para a saúde e o bem-estar da comunidade, enfatizando o impacto direto na qualidade de vida. Por esse motivo, ele atribui uma importância crucial ao processo de tratamento de água.

“Ao garantir padrões rigorosos de tratamento, a Agreste não apenas cumpre suas responsabilidades ambientais e legais, mas também traz um significante retorno para a prevenção de doenças e para a promoção de uma melhor qualidade de vida para as comunidades atendidas. Esse compromisso reflete em uma sociedade mais saudável, sustentável e próspera, onde a água é um recurso valorizado e acessível a todos”, assegura.
Talita Caliman, Diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Iguá e responsável pelas áreas de Comunicação e Responsabilidade Social, ressalta que mesmo em regiões onde o fornecimento de água já foi universalizado, ainda é comum observarmos a exploração de água.
“Para garantir o consumo consciente deste recurso natural, entendemos que conhecer a fonte da água, tendo a certeza de que ela tem qualidade e é extraída de forma ambientalmente correta, é tão importante quanto o seu uso na quantidade certa. Ou seja, também precisamos entender de onde a água vem e por quais processos ela passa até chegar potável na nossa casa”., afirma.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu