Notícias
Metralhadora giratória, Gleisi Hoffmann ataca instituto de pesquisa
Gleisi, Lula e o PT não mudam de comportamento diante dos dissabores e das críticas. Ou a culpa é dos outros ou tudo é perseguição política
Inconformada com o resultado de uma pesquisa do instituto mineiro Quaest – em parceria com a Genial Investimentos – acerca da percepção dos agentes econômicos sobre o governo Lula, a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disparou contra o mensageiro como se fosse (ele) o culpado pela mensagem.
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 4, 90% dos profissionais de fundos de investimentos reprovam a gestão econômica do governo. Em março, eram 64%. Ou seja, a cada dez agentes do mercado financeiro, nove não veem Lula e Haddad administrando adequadamente o país. Furibunda, Gleisi “tuitou” no X:
“Quest faz pesquisa para mostrar que os agentes de mercado odeiam Lula”. Bem, primeiro, deputada, é Quaest, e não Quest. Segundo, que a empresa não fez pesquisa para mostrar que os agentes de mercado odeiam Lula, mas justamente para saber o que pensam tais profissionais. Se odeiam, a culpa não é da empresa, mas de seu próprio “chefe”.
Palavras são palavras
E continuou a moça: “Mesmo abocanhando 6% do PIB em juros da dívida…”. Agora, ela acusa os malvados de abocanhar “Quatro anos de bolsa família”, como se os juros pagos pelo país para rolar sua dívida fossem para os bolsos deles, e não para todos os investidores – brasileiros e estrangeiros; pequenos, médios e grandes; pessoas físicas e jurídicas.
Sim, é fato que alguns bancos e corretoras ganham muito dinheiro, mas por méritos próprios e não porque não gostam de Lula. Juros altos, se influenciam os lucros das instituições financeiras, já que seus “spreads” e taxas de administração são porcentuais das operações, lado oposto pesam na inadimplência e limitam o tamanho do mercado.
“Num governo em que o Ibovespa já cresceu mais de 20%…”, jactou-se a apelidada “Carla Zambelli da esquerda”. Bem, vamos à realidade: no primeiro dia do governo Lula 3, o Ibovespa fechou a 106 mil pontos. Ontem, a 126 mil, ou seja, 18% de alta. Mas o dólar, no mesmo período, avançou 14%. E os juros, 23%. Entendeu, senhora deputada, ou quer que eu desenhe?
Padrão PT
Segundo a valente, são “As expectativas dessa gente que fazem disparar o dólar e os juros explodir”. Sério? Pensei que fossem o déficit fiscal descontrolado, o prejuízo recorde das estatais, o aumento extorsivo da tributação, a alta da inflação, os juros americanos, as tensões internacionais etc. Juro que desconhecia esse poderio excepcional da Faria Lima.
“Seria legal a Quaest (agora ela acertou o nome) fazer pesquisa sobre o que a população pensa do mercado e de seus agentes”. Nossa! Vamos perguntar também, deputada, o que a população pensa dos políticos e da senhora? Que tal? Aliás, sobre o PT, a população já se manifestou em outubro, nas eleições municipais, não é verdade? Ou a senhora vai atacar as urnas também?
Gleisi, Lula e o Partido dos Trabalhadores não mudam o comportamento diante dos dissabores e das críticas. Ou a culpa é dos outros ou tudo não passa de perseguição política. Enxergam o Banco Central, o tal mercado, os empresários (exceto a JBS, claro) e todos os que não se ajoelham como inimigos. Agora, sobrou para um instituto de pesquisa. Em 2026, intuo, a lista irá aumentar
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
-
Importunação sexual
Mulher procura a polícia após ser filmada por homem dentro de cabine de banheiro em Maceió



