Notícias

POLÍTICA

Prefeito de Maceió é o segundo mais popular entre as capitais, aponta pesquisa

JHC teve 85% de aprovação, subindo nove posições no ranking nacional de prefeitos mais bem avaliados

Por Redação 09/01/2025 11h11
Prefeito de Maceió é o segundo mais popular entre as capitais, aponta pesquisa

Uma pesquisa do instituto Atlas Intel, divulgada no último sábado (4), revelou que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), é o segundo prefeito mais aprovado entre as capitais do Brasil, com 85% de aprovação e apenas 10% de desaprovação. O levantamento, realizado entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024, avaliou o desempenho dos gestores após as eleições municipais realizadas no ano passado.

Na edição anterior da pesquisa, em 2023, JHC ocupava a 11ª posição, com 58% de aprovação. Agora, com o crescimento da avaliação positiva, ele subiu nove posições no ranking.

Liderança nacional

O primeiro colocado no Ranking Prefeitos 2024 foi Dr. Furlan, prefeito de Macapá, que alcançou 87% de aprovação. O terceiro lugar ficou com Bruno Reis, prefeito de Salvador, que registrou 79% de aprovação.

A pesquisa mostrou que, em grande parte, o nível de aprovação reflete o percentual de votos obtidos pelos prefeitos reeleitos em outubro de 2024.

Superando o homônimo de Recife

Pela primeira vez, o JHC de Maceió superou o prefeito do Recife, João Henrique Campos, com quem compartilha o mesmo nome. O gestor recifense apareceu em quarto lugar, com 78% de aprovação e 18% de desaprovação. Ambos já foram filiados ao mesmo partido e mantêm uma relação de amizade.

Áreas de destaque

Os setores em que o prefeito JHC teve os melhores índices de aprovação foram:

Turismo e eventos
Limpeza e obras
Por outro lado, as áreas que registraram os piores desempenhos foram:

Meio ambiente e lazer
Educação
Metodologia da pesquisa

A pesquisa do Atlas Intel foi feita por meio de recrutamento digital aleatório, com 67.446 respondentes em todo o país. O número de entrevistados por cidade variou entre 521 e 6.439 pessoas, e a margem de erro vai de 1 a 4 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

O levantamento traz uma análise das gestões municipais a partir da percepção dos cidadãos em áreas específicas e o impacto das políticas públicas na aprovação dos prefeitos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu