Notícias
Celular Seguro: SSP implanta método para recuperar celulares roubados e furtados em Alagoas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (09), o programa Celular Seguro, uma iniciativa inovadora com o objetivo de combater o comércio de celulares furtados, roubados ou perdidos, além de garantir a devolução desses aparelhos aos seus legítimos donos. O programa permite o rastreamento de dispositivos através do número IMEI, facilitando a localização e devolução voluntária.
A ação visa reduzir os índices de criminalidade associados ao roubo de celulares, tornando a compra de aparelhos furtados ou roubados cada vez menos vantajosa. Para o secretário-executivo da SSP, delegado José Carlos, à medida que mais dispositivos forem rastreados, o mercado de celulares de origem ilícita será desestimulado. "Com o tempo, adquirir um celular roubado será um negócio arriscado, pois o comprador poderá ser chamado a devolver o aparelho", explicou o secretário.
Sob a coordenação do chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, e do delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, o programa coloca Alagoas como o terceiro estado do Brasil a implementar esse sistema, que já tem mostrado resultados positivos nos estados do Piauí e Amazonas, com queda nos índices de roubos e furtos.
A metodologia do Celular Seguro é simples e eficaz: ao identificar aparelhos com restrição, as operadoras de telefonia colaboram com o rastreamento dos celulares, fornecendo dados sobre a ativação de novas linhas em dispositivos suspeitos. Os proprietários de celulares com situação irregular serão notificados via WhatsApp, por meio do número oficial do programa (82 98752-2597), com orientações sobre como proceder para a devolução do aparelho na sede da SSP, em Maceió. Caso o indivíduo não compareça, uma equipe policial será acionada para realizar a notificação presencial.
O delegado Sidney Tenório ressalta que quem adquiriu um celular furtado ou roubado de boa-fé poderá evitar a responsabilização criminal ao devolver o aparelho. "É fundamental que a pessoa colabore, caso contrário, poderá ser responsabilizada por receptação", alertou o delegado. Ele também enfatizou que qualquer comunicação sobre o programa fora do número oficial do Celular Seguro deve ser ignorada, a fim de evitar golpes. Denúncias podem ser registradas na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sinesp.gov.br).
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Agricultura
Secretaria de Agricultura entrega 2 mil litros de leite durante Governo Trabalhando
-
Improcedente
STF anula ação de Rachel Sheherazade e SBT não precisa pagar indenização
-
PC investiga
Caminhoneiro desaparecido há 12 dias em Alagoas é encontrado vivo no HGE
-
Em meio às negociações
Correios registram paralisação parcial em nove estados durante negociação trabalhista
-
Ação integrada
Operação Casmurro desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Palmeira dos Índios



