Notícias
Lula admite possibilidade de não disputar reeleição em 2026
Presidente afirma que eleição deve ser ganha com ou sem ele na corrida ao Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu seus ministros ao afirmar que pode não ser candidato à reeleição em 2026. A declaração foi feita durante uma reunião ministerial na Granja do Torto, na segunda-feira (20). Segundo relatos, Lula condicionou sua decisão à “vontade de Deus” e mencionou episódios recentes que impactaram sua saúde e segurança pessoal.
Entre os exemplos citados, o petista lembrou de uma viagem ao México em que o avião presidencial enfrentou problemas técnicos, obrigando a aeronave a permanecer em voo por horas antes de pousar em segurança. Lula também mencionou a cirurgia na cabeça, realizada após uma queda, destacando o risco que correu na ocasião.
Apesar da fala, ministros avaliam que o presidente deve ser o candidato em 2026, considerando sua liderança e a ausência de um sucessor capaz de garantir a vitória nas urnas. Ainda assim, Lula enfatizou a importância de fortalecer a base governista para a disputa eleitoral, independentemente de sua candidatura.
O presidente criticou partidos aliados que não assumem claramente sua posição no governo, citando PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP. Ele pediu aos ministros dessas legendas que trabalhem para garantir a manutenção da base.
“Estamos chegando no processo eleitoral e a gente não sabe se os partidos que vocês representam querem continuar trabalhando conosco ou não. E essa é uma tarefa também de vocês neste ano de 2025 e é uma tarefa grande”, afirmou Lula.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Espaço para tráfico de drogas
Motivação do atentado que resultou na morte de menina de 3 anos em Maceió é esclarecida
-
Mais de meio bilhão
MPAL pede reparação milionária e responsabilização de empresários de Maceió por sonegação fiscal
-
educação
Professor de alagoana nota 1000 na redação do Enem destaca pontos chave para o sucesso
-
acusação séria
Vereador em AL confirma ameaças e invasão de deputado; confira
-
Confira!
Influenciador Babal Guimarães é preso em Penedo; saiba mais