Notícias

Futuro

Lula admite possibilidade de não disputar reeleição em 2026

Presidente afirma que eleição deve ser ganha com ou sem ele na corrida ao Planalto

Por Redação com CNN 22/01/2025 10h10
Lula admite possibilidade de não disputar reeleição em 2026
Lula, presidente do Brasil - Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu seus ministros ao afirmar que pode não ser candidato à reeleição em 2026. A declaração foi feita durante uma reunião ministerial na Granja do Torto, na segunda-feira (20). Segundo relatos, Lula condicionou sua decisão à “vontade de Deus” e mencionou episódios recentes que impactaram sua saúde e segurança pessoal.

Entre os exemplos citados, o petista lembrou de uma viagem ao México em que o avião presidencial enfrentou problemas técnicos, obrigando a aeronave a permanecer em voo por horas antes de pousar em segurança. Lula também mencionou a cirurgia na cabeça, realizada após uma queda, destacando o risco que correu na ocasião.

Apesar da fala, ministros avaliam que o presidente deve ser o candidato em 2026, considerando sua liderança e a ausência de um sucessor capaz de garantir a vitória nas urnas. Ainda assim, Lula enfatizou a importância de fortalecer a base governista para a disputa eleitoral, independentemente de sua candidatura.

O presidente criticou partidos aliados que não assumem claramente sua posição no governo, citando PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP. Ele pediu aos ministros dessas legendas que trabalhem para garantir a manutenção da base.

“Estamos chegando no processo eleitoral e a gente não sabe se os partidos que vocês representam querem continuar trabalhando conosco ou não. E essa é uma tarefa também de vocês neste ano de 2025 e é uma tarefa grande”, afirmou Lula.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu