Notícias

AVANÇO

Saúde capacita líderes da Atenção Primária

Em sua 6ª edição, curso faz parte do Projeto Lidera SUS, que qualifica servidores em cargo de gestão

Por Ascom SMS 21/03/2025 13h01
Saúde capacita líderes da Atenção Primária
É o 6° encontro do Projeto - Foto: Assessoria

Na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou o 6° encontro do Projeto Lidera SUS. O evento reuniu líderes da Atenção Primária, com o intuito de dar continuidade às capacitações de gestão pública. Neste encontro, o treinamento enfatizou a temática “Resolução de Conflitos”, a fim de qualificar os servidores sobre mediações nos relacionamentos com o público e seu quadro de colaboradores.

De acordo com Luana Melo, coordenadora geral de Atenção Primária da SMS, essas capacitações melhoram o desempenho dos gestores. “Essa iniciativa inovadora pretende valorizar e qualificar os servidores que atuam nas Unidades de Saúde liderando equipes. Isso reverbera na qualidade do atendimento ao usuário, preparando os profissionais para diversas situações”, enfatizou.

O treinamento contou com a participação da advogada e mediadora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Oneyka Albuquerque, que falou sobre resolução de conflitos e destacou a importância da comunicação e gestão de risco e crise nas relações entre líderes e os diversos públicos da Atenção Primária.

“Saber gerir conflitos é primordial para tudo. Ao conduzir um grupo determinado temos que saber identificar focos de conflitos, que precisam de ação, correção e adequação. O líder tem que ter comunicação eficaz, seja verbal e não verbal. Além disso, é necessário bons comportamentos e princípios, entre eles confidencialidade, empatia, de modo a não usar de julgamentos para resolutividade. A partir de ações empáticas podemos gerenciar as emoções e conflitos internos. No ambiente de trabalho temos que prezar pelos bons relacionamentos”, destacou Oneyka Albuquerque.

A capacitação é uma realização da Coordenação Geral de Atenção Primária, da Diretoria de Atenção à Saúde e Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor (GTDDS), que viabilizam a importância da intersetorialidade para melhorias na gestão.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu