Notícias
Pesquisa aponta alta aprovação da gestão Paulo Dantas, destacando crescimento econômico e redução do desemprego

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Ibrape revela que a gestão do governador Paulo Dantas é aprovada por 66% dos alagoanos. O levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de março, mostra que 46% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 20% consideram a administração como regular-positivo.
Por outro lado, 29% dos participantes avaliaram o governo de Paulo Dantas de forma negativa, classificando-o como regular-negativo, ruim ou péssimo. Outros 5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.
Quando questionados sobre a maneira como o governador vem governando Alagoas, 65% dos alagoanos afirmaram que aprovam sua gestão, enquanto 30% desaprovam. Mais uma vez, 5% não souberam ou não responderam à questão.
A pesquisa, que ouviu 2.626 pessoas em 52 municípios de Alagoas, tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde o início de sua gestão, em maio de 2022, Paulo Dantas tem conseguido aumentar os índices positivos do estado em diversos setores. Um dos destaques foi a redução histórica da taxa de desemprego em Alagoas, que alcançou 7,6% em 2024, o menor índice registrado até hoje, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.
Além disso, o estado também registrou um crescimento de 4,2% na população ocupada, que atingiu 1,3 milhão de trabalhadores no final de 2024. O nível de ocupação entre as pessoas em idade de trabalhar foi de 48,8%, mantendo-se estável ao longo do ano.
Outro dado relevante é o aumento do rendimento médio dos trabalhadores alagoanos, que chegou a R$ 2.352,00 em 2024, com um crescimento de 14,2% em comparação ao ano anterior. Este valor coloca Alagoas em terceiro lugar no Nordeste em termos de rendimento médio, atrás apenas de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Em relação ao mercado de trabalho formal, Alagoas registrou a entrada de mais de 20 mil trabalhadores com carteira assinada em 2024, representando um crescimento de 4,56% em relação ao ano anterior. Esse aumento posiciona o estado como o oitavo maior do Brasil e o quarto maior do Nordeste na geração de vagas formais.
O desempenho econômico de Alagoas também é destacado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Segundo estudo do Santander, a previsão é que o PIB alagoano cresça 3,4% em 2024, o terceiro maior índice do país, atrás apenas de Roraima (4,3%) e Tocantins (3,8%). Essa projeção supera a estimativa de crescimento da economia brasileira, que deve ser de 2%, e também a do Nordeste, de 2,3%.
Em 2022, o PIB de Alagoas registrou um crescimento de 3,2%, totalizando R$ 76,07 bilhões. Esse desempenho foi impulsionado pelo setor industrial, que teve um crescimento de 9,9%, o maior do Nordeste e o maior já registrado na série histórica do IBGE.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Reintegração à sociedade
Ação social de empregabilidade em Maceió oferece oportunidades a egressos do Sistema Prisional
-
Trata-se de dois homens
Corpos encontrados carbonizados dentro de carro no Benedito Bentes são identificados
-
Veja datas
Decreto antecipa pagamento de 13º para aposentados e pensionistas
-
Em Coité do Noia
Pai de acusado de estupro teria proposto casamento do filho com a vítima, no interior de Alagoas
-
Prorrogação é valida por 90 dias
Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre a Lei Delegada e moção de aplausos a Dom Beto Breis