Notícias

Pressão contra Maduro

Trump anuncia bloqueio total a petroleiros sancionados e eleva tensão com a Venezuela

Presidente dos EUA diz que país está “completamente cercado” e acusa regime Maduro de roubo, terrorismo e tráfico

Por Redação com G1 17/12/2025 10h10
Trump anuncia bloqueio total a petroleiros sancionados e eleva tensão com a Venezuela
O presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16) que determinou um bloqueio total a navios petroleiros alvos de sanções que entram e saem da Venezuela. Em publicação nas redes sociais, Trump declarou que o país está “completamente cercado” e acusou o governo venezuelano de roubar petróleo e terras dos norte-americanos.

A declaração marca mais um capítulo da escalada de tensões entre Washington e Caracas. Desde agosto, os Estados Unidos vêm mobilizando um forte aparato militar no Caribe, inicialmente sob o argumento de combate ao tráfico internacional de drogas.

Na Truth Social, Trump escreveu que a Venezuela está cercada “pela maior Armada já reunida na história da América do Sul”.

“Ela só vai aumentar, e o choque para eles será como nada que já tenham visto — até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros bens que roubaram de nós”, afirmou.

O presidente norte-americano também acusou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de usar o petróleo para financiar um “regime ilegítimo”, além de atividades que classificou como terrorismo ligado ao tráfico de drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros.

“Pelos roubos de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, contrabando de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu Trump.

Com base nessas acusações, ele anunciou o bloqueio “total e completo” de todos os navios petroleiros sancionados que estejam entrando ou saindo da Venezuela. Segundo o site Axios, ao menos 18 embarcações punidas pelos Estados Unidos permanecem atualmente em águas venezuelanas.

Em resposta, o governo da Venezuela classificou a decisão como uma “ameaça grotesca” e “absolutamente irracional”.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu