Notícias

Atenção, produtor rural!

Vacinação contra brucelose em Alagoas começa em janeiro e segue até junho de 2026

Por Redação 23/12/2025 13h01
Vacinação contra brucelose em Alagoas começa em janeiro e segue até junho de 2026

A campanha semestral de vacinação contra a brucelose em Alagoas começa no dia 1º de janeiro de 2026 e segue até 30 de junho. Nessa primeira etapa, criadores devem vacinar fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses. A aplicação da vacina só pode ser feita por médico-veterinário cadastrado na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

A brucelose bovina é uma doença infecciosa causada pela bactéria Brucella abortus e provoca prejuízos significativos à pecuária. Entre os efeitos mais comuns estão abortos, principalmente nos últimos meses de gestação, nascimento de bezerros fracos, mortalidade de recém-nascidos, retenção de placenta e inflamação dos testículos nos machos.

Além de afetar os animais, a doença pode ser transmitida aos seres humanos. O contágio ocorre, principalmente, durante o manejo de animais infectados, no contato com restos de abortos, placentas e secreções, em acidentes durante a vacinação ou pelo consumo de leite cru e derivados não pasteurizados. Nos rebanhos, a infecção se espalha quando a bactéria entra em contato com mucosas como nariz, boca e olhos, sendo os restos de partos e abortos as principais fontes de contaminação.

Para reduzir o risco da doença, a recomendação é adquirir apenas animais com Guia de Trânsito Animal e exames negativos para brucelose, consumir leite pasteurizado e manter a vacinação das fêmeas dentro da faixa etária exigida pela campanha.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu