Alagoas
Pluviômetros danificados pelas chuvas foram recuperados em Alagoas
Equipes da Semarh estiveram em cinco municípios para realizar serviços de manutenção da rede
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estiveram em campo no fim de semana para recuperar os pluviômetros que fazem parte da rede de monitoramento hidrológico de Alagoas, danificados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos meses.
O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir a intensidade das chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m²).
Segundo o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, passaram por manutenção cinco equipamentos instalados nos municípios de Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Mata Grande e Limoeiro de Anadia. “Foi um trabalho importante de recuperação dos equipamentos, o que permitirá que a rede retome o monitoramento dos rios e chuvas”, informa Vinícius.
Os pluviômetros de Dois Riachos, Mata Grande e Senador Rui Palmeira voltaram a funcionar normalmente, bem como as estações hidrológicas que monitoram o nível dos rios e chuva dos municípios de Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Murici e Paulo Jacinto.
A rede de monitoramento dos nossos rios e lagoas é formada por 26 estações hidrológicas nos municípios de Limoeiro de Anadia, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Porto Calvo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Murici, Rio Largo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Atalaia, Quebrangulo, Anadia, Santana do Ipanema, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Maceió e São Miguel dos Campos, em Alagoas, e Canhotinho, Correntes, Palmeirina e Brejão, em Pernambuco. Essa rede é operada por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Semarh, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍCIA
Adolescente de 14 anos é resgatada pela Polícia Civil após ser mantida em cárcere privado em Maceió
-
VIOLÊNCIA
SSP afirma que a quantidade de homicídios caiu 50% em Alagoas
-
83% de êxito
Alagoas registra mais de 80% de aprovação nos exames práticos de pessoas com deficiência
-
Economia
Financiamento de veículos cresceu 20,4% em 2024, diz Bolsa de Valores
-
Susto
Bombeiros são acionados para conter incêndio na Ponta Verde após homem colocar panela no fogo e ir dormir