Alagoas
UNINASSAU será ponto de doação de sangue nesta quarta-feira (20)
Instituição de ensino promoverá a ação em parceria com o Hemocentro de Alagoas
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, por meio do curso de Enfermagem e em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), promove uma ação de doação de sangue nas instalações da Instituição de Ensino, que fica localizada na Rua José de Alencar, 511 - Farol. A atividade acontece no dia 20 de julho, das 09h às 16h, no segundo andar, e toda população maceioense apta a doar está convidada a participar.
"Sempre estamos observando notícias de que o banco de sangue do Hemoal está com estoque crítico, portanto, disponibilizar nosso espaço para que alunos, funcionários e a comunidade em geral possam comparecer e doar é fundamental. Além disso, essa ação de responsabilidade social desenvolve a cidadania e tem o papel de lembrar a todos da importância da ajuda ao próximo. Amanhã pode ser um de nós ou um familiar precisando de sangue", comentou o diretor do UNINASSAU Maceió, Paulo Pucu.
Para realizar a doação de sangue, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar documento oficial de identificação com foto - menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais e apresentar um documento de identificação oficial e original deles.
É necessário dormir, no mínimo, 6h na noite anterior, não consumir bebida alcóolica 12h antes, não praticar atividade física 24h antes, evitar fumar pelo menos 2h antes e evitar ingerir alimentos gordurosos 3h antes da doação. Quem vai repetir a doação deve respeitar um intervalo de dois meses (homens) ou três meses (mulheres).
Entre os impedimentos temporários para doação de sangue, estão:
• Período gestacional;
• Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Amamentação: até 12 meses após o parto;
• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses;
• Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
• Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Entre os impedimentos definitivos para doação de sangue, estão:
• Ter diagnostico de hepatite após os 11 anos de idade;
• Ter contraído Doença de Chagas, Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II;
• Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Malária.
Covid-19
A orientação para infectados pelo coronavírus é que seja respeitada uma quarentena de 10 dias, que começa a ser contada a partir da recuperação da Covid-19. Já para as pessoas que tiveram contato com alguém doente, mas testaram negativo, o período de quarentena é de 7 dias.
No caso do doador que recebeu vacina contra a Covid-19, a doação de sangue pode ocorrer 48 horas depois quando a vacina foi a CoronaVac. No caso dos vacinados com AstraZeneca, Pfizer e Janssen, a doação de sangue pode ocorrer 7 dias depois. Para a vacina contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Em reunião com o MP
Câmara de Maceió anuncia nomeação de 21 aprovados para março
-
Metapneumovírus
"Não há motivos para alarme", diz Sesau sobre circulação de novo vírus chinês
-
Desenvolvimento no Agreste
Ginásio e pavimentação: Prefeitura de Arapiraca avança com obras no bairro Planalto
-
Lei nº 9.415
Lei que celebra a força do empreendedorismo de famílias atípicas já está em vigor em Alagoas
-
Leilão da Sefaz
Mercadorias retidas durante fiscalizações em Alagoas serão leiloadas; veja como participar