Alagoas
Prefeito de Arapiraca pode ter cometido improbidades
Suspeitas recaem sobre contratos de 2021 e o reajuste 40% no pagamento da empresa que presta o serviço
Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, deve enfrentar mais um desafio em sua carreia politica: uma CPI que vai investigar seus atos no que se refere a contratação de empresas que fazem a coleta de lixo na maior cidade do Agreste alagoano.
De acordo com denúncia e vasta documentação obtida pela Câmara de Vereadores, há indícios de improbidade administrativa por causa do descumprimento da Lei de Licitação e o pagamento por indenização da empresa responsável pela coleta do lixo na cidade. Mesmo em situação de irregularidade, o suposto contrato em atividade teria sofrido um reajuste de 40% do valor inicial.
A suspeita de que algo está errado não é nova. "Desde março de 2021 o negócio já não “cheirava bem”, disse o presidente da Casa, vereador Zé Carlinhos.
O vereadores pediram acesso ao processo de contratação da empresa que opera na cidade. Nesse intervalo, diante das suspeitas, o Executivo também foi provocado, mas não se manifestou oficialmente.
“De modo que agora recebemos oficialmente uma denúncia bastante contundente sobre esse processo da coleta de lixo e resíduos sólidos. Então buscamos informações junto ao poder público. A prefeitura não tinha respondido ao parlamento. O Poder Executivo não havia feito os procedimentos como pede a Lei de Licitação”, explicou Zé.
De acordo com o apurado, a prefeitura extrapolou o prazo para o pagamento da coleta de resíduos sólidos por indenização. Ou seja, pela prestação do serviço, em caráter especial. Conforme indicam os primeiros levantamentos. o que era para ser exceção acabou virando regra.
“Foram observadas todas as exigências para que pudéssemos dar publicidade a essa CEI, para que a população tomasse conhecimento e os vereadores pudessem apresentar os requerimentos e ofícios que possam esclarecer os fatos que estão sendo investigados. Isso caso sejam verdadeiros ou falsos”, explicou o presidente.
Parte dos dados apurados até agora pela CEI tem como base as informações do próprio Portal da Transparência da prefeitura. É nele que consta o reajuste de 40% dos repasses para a empresa coletora de lixo. De 1º de janeiro a 13 de outubro de 2022, o município de Arapiraca repassou R$ 12,2 milhões ( R$ 14.195.362,48) à empresa Ciano Soluções Ambientais Ltda pelo serviço de coleta de lixo realizado entre 1º de janeiro e 15 de setembro.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ABSURDO
Em AL, morador de rua fica ferido após mulher o agredir com pedaço de madeira
-
Decisão
Kel Ferreti tem prisão revogada na Operação Trapaça, mas Justiça mantém prisão por estupro
-
Entenda!
Não deu certo, Brigitte
-
Em Maceió
''Nenhum filho da...'': Motociclista é preso ao desacatar policiais e fugir de abordagem
-
Tragédia
Acidente entre ônibus que saiu de AL e carreta deixa mais de 50 feridos em MG