Alagoas

SAÚDE

Saúde inicia programação alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Ação, que seguirá até o próximo dia 22 de maio, contará com palestras sobre o tema, oficinas lúdicas para incentivo ao aleitamento materno e apresentações artísticas

Por Redação 17/05/2023 12h12
Saúde inicia programação alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano

A Saúde de Maceió iniciou, na tarde desta terça-feira (16), uma programação alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que será celebrado em 19 de maio. No cronograma de atividades, estão inclusas ações como palestras sobre o tema, oficinas lúdicas para incentivo ao aleitamento materno e apresentação artística. A ação é uma parceria entre a Unidade de Referência em Saúde Dr. Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS.

Como primeira atividade da programação, usuárias atendidas da URS Dr. Hamilton Falcão receberam informações sobre a importância do aleitamento para o desenvolvimento infantil, aspectos psicológicos no aleitamento, além de orientações sobre a amamentação.

A gerente da unidade, Valdênia Nogueira, ressalta a importância da discussão sobre o tema para ampliar a doação de leite humano e, como consequência, a recuperação de crianças que precisam do alimento padrão ouro.

“Falar sobre doação de leite materno é de fundamental importância, pois o leite humano tem sido crucial para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros ou que estão com baixo peso, internados em UTI´s. São vidas que estão sendo salvas com esse alimento e, por isso, devemos bater nessa tecla de forma incansável”, destacou.

A gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, reforçou que, além de sensibilizar as usuárias sobre a importância da doação constante de leite materno, a semana teve como objetivo despertar as mulheres para a necessidade da disseminação dessa informação para outras possíveis doadoras.

“Precisamos nos tornar uma corrente do bem em prol dessas crianças. Falar para as vizinhas sobre o bem que o alimento tem proporcionado, sensibilizando as mulheres para que possamos aumentar o número de doadoras e ajudar mais bebês que precisam”, enfatizou.

Dia Mundial da Doação de Leite Humano

A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.

Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios, são objetivos das comemorações.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.

Confira programação da Semana Mundial de Doação de Leite Humano, na Hamilton Falcão:

16/05 - Horário: 14h

Palestras com os temas: A importância do Aleitamento Materno no desenvolvimento infantil/ Aspectos psicológicos no aleitamento.

Sala de espera com o tema: A importância e incentivo a doação de leite materno.

Grupo de aleitamento materno: Orientações sobre amamentação.

17/05 - Horário: 8h

Sala de espera com o tema: Benefícios do aleitamento materno para o bebê.

18/05 - Horário: 14h

Sala de Espera com o tema: Sentimentos relacionados ao ato da amamentação.

19/05 - Horário: 14h

Sala de espera com o tema: A importância da doação de leite materno.

22/05 - Horário: 13h

Evento na Praça Padre Cícero, Benedito Bentes

-Palestras com os temas: A importância do aleitamento materno no desenvolvimento infantil/ Aspectos psicológicos no aleitamento;

- Oficina lúdica para incentivo à doação de leite materno;

-Animação com Codsplay Animaxx.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu