Alagoas

SAÚDE

Descarte irregular de lixo aumenta a população de pombos e ratos no Conjunto José Tenório

Por Redação com assessoria 09/06/2023 18h06
Descarte irregular de lixo aumenta a população de pombos e ratos no Conjunto José Tenório

Representantes da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebea) participaram, na última quarta-feira (7), de uma reunião no Conjunto José Tenório, na Serraria, para debater os perigos que o descarte inadequado de lixo ocasiona aos moradores da localidade.

O encontro teve como objetivo discutir os riscos que o problema traz para a comunidade, já que o descarte inadequado do lixo domiciliar tem sido um dos principais atrativos para pombos e ratos na região.

Diante do cenário preocupante, o médico veterinário Dr. Mailan Maia, ressaltou a importância do controle populacional de cães e gatos em situação de rua. "A implementação do método C.E.D (Capturar, Esterilizar, Devolver) que consiste em capturar os cães e gatos de rua, esterilizá-los e, em seguida, devolvê-los ao local de origem. Essa medida eficaz contribui para o controle populacional e para a redução de problemas relacionados à reprodução descontrolada desses animais”, explicou

A Assistente Social, Tereza Kélvia, destacou a importância de um trabalho conjunto entre os órgãos envolvidos e a comunidade: "A Seabe está comprometida em promover ações que visem ao cuidado e à proteção dos animais, ao mesmo tempo em que garantam a saúde e o bem-estar da população”, afirmou.

A preocupação dos participantes da reunião, é que aumento descontrolado dessas espécies, além de causar incômodo, representa um risco à saúde dos moradores, de cães e gatos domiciliados e aos em situação de rua, já que pombos e ratos representam uma ameaça à saúde pública, uma vez que esses animais são portadores de doenças e suas fezes e urina podem contaminar o ambiente.

No encontro foi recomendado que a população esteja consciente da importância de descartar corretamente o lixo domiciliar, utilizando sacos adequados, mantendo as lixeiras devidamente fechadas e, também, mantendo seus cães e gatos domiciliados dentro de casa. As medidas contribuem para evitar a proliferação dessas pragas e a disseminação de doenças para os seres humanos e animais de estimação.

A Seabe foi representada pela Assistente Social Tereza Kélvia e pelo Médico Veterinário Mailan Maia, que estiveram reunidos junto aos representantes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), a Unidade de Vigilância em Zoonoses, Unidade Básica de Saúde do bairro e a Associação de Moradores do Conjunto José Tenório.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu