Alagoas

NOVIDADES

Equatorial Alagoas encerra inscrições para o Batalha de Quadrilhas Juninas

Grupos serão desafiados a confeccionarem adereços juninos a partir de uniformes inservíveis dos eletricistas, o que reforça o compromisso da Distribuidora com o desenvolvimento sustentável

Por Redação com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas 10/06/2023 07h07
Equatorial Alagoas encerra inscrições para o Batalha de Quadrilhas Juninas

A Equatorial Alagoas encerrou as inscrições do Batalha de Quadrilhas Juninas 2023. Ao todo, cinco grupos vão concorrer ao concurso virtual, que tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores quadrilhas por meio da submissão de vídeos coreografados com duração de até um minuto. O trabalho será avaliado por uma comissão julgadora, que vai definir as três finalistas por meio de votação popular a ser realizada nas redes sociais da Distribuidora. Neste ano, a grande novidade da disputa é o incentivo à sustentabilidade a partir da confecção de adereços juninos com base nos uniformes inservíveis dos eletricistas da concessionária.

Além da dança, as apresentações devem contemplar a utilização de, pelo menos, um acessório customizado a partir do brim, tecido semelhante ao jeans muito utilizado em atividades operacionais. As quadrilhas poderão elaborar itens como lenços, laçarotes, leques, tiaras e chapéus, por exemplo.

A executiva de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Equatorial Alagoas, Isa Mendonça, destaca que o projeto da Equatorial, que já está em sua terceira edição, fomenta a cultura e inclusão social, além de estimular a criatividade e a originalidade. “Estamos muito felizes em promover essa iniciativa, que incentiva a expressão artística e celebra a diversidade das tradições populares. Temos certeza que as quadrilhas juninas vão impressionar nas produções e os internautas terão muito trabalho para escolher apenas uma”, avalia.

Conheça as juninas semifinalistas

Após a finalização das inscrições, as quadrilhas semifinalistas são: Show Nordestino (Marechal Deodoro), Xodó e Xamego (Rio Largo), Êta São João (Maceió), Sanfona do Rei (Atalaia) e Império Junino (Canapi). Alex Francel é coreógrafo, estilista e diretor cultural. Ele integra a quadrilha Império Junino e afirma que a participação do seu grupo na disputa é importante para mostrar que a cultura também está viva nessa região.

“Esse projeto é muito bacana, pois é uma oportunidade de dar visibilidade a algo que é tão nosso, tão nordestino. Vamos confeccionar um chapéu com o uniforme da Equatorial. Eu tenho certeza que esse adereço vai ser o destaque da nossa apresentação pois, como será colocado na cabeça, ficará visível no vídeo e todos vão prestar atenção”, assegura o quadrilheiro.

Já a quadrilha Xodó e Xamego tem um desafio a mais em 2023: tentar o bicampeonato. Davi Correia da Silva, integrante da junina, afirma que o grupo decidiu se inscrever novamente por saber da importância e da valorização que a Equatorial oferece ao setor cultural no estado de Alagoas. “Vamos trazer uma novidade, um novo conceito para a disputa este ano: um arranjo junino diferenciado, utilizando os materiais propostos pela empresa e fazendo referência às noites de São João”.

Para apuração do resultado da comissão julgadora será computado o somatório de todas as notas, de 5 (cinco) a 10 (dez), atribuídas a cada quesito em julgamento, que são: figurino, coreografia, repertório musical, originalidade e harmonia. A divulgação das três quadrilhas finalistas está prevista para acontecer até o dia 24/06/2023, por meio das redes sociais da Equatorial Alagoas. A agremiação que obtiver mais comentários na publicação será declarada vencedora. Todas as finalistas serão reconhecidas com um incentivo financeiro e troféu.



ODS – A 3ª edição do Batalha de Quadrilhas Juninas contribui para a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS nº4 (Educação de Qualidade) e nº12 (Produção e Consumo Sustentáveis).




WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu