Alagoas
Saiba por que Alagoas pode ter menos quatro deputados
Censo mostrou que Estado obteve menor crescimento populacional entre demais unidades federativas do país
O Censo Demográfico de 2022 trouxe mais do que o número de habitantes que o Brasil tem. Os dados apontaram que Alagoas obteve menor crescimento populacional entre demais unidades federativas do país, o que pode resultar alteração no número de deputados federais, estaduais e de vereadores nas próximas eleições. Isso porque o quantitativo de parlamentares tem relação direta com o Censo Demográfico. A possibilidade de o Estado perder, de início, uma cadeira na Câmara Federal e três na Assembleia Legislativa (ALE).
Conforme as estatísticas, Alagoas apresentou um crescimento populacional de apenas 0,02%, o equivalente a apenas 6.624 pessoas habitantes. Aqui, a população passou em 2022 para 3.127.511 habitantes. Em 2010, data do último censo realizado até então, esse número era de 3.120.887 habitantes.
Para a cientista política Luciana Santana acredita, não há ambiente propício, na Câmara dos Deputados, para redefinição do número de cadeiras. Segundo ela, a discussão é mais política do que meramente técnica.
“Se isto vier a acontecer, será ruim para a classe política, mas não para a população, que terá uma representação na bancada mais equilibrada proporcionalmente à população de cada estado. Mesmo assim, acho muito difícil este tema ser pautado no Congresso Nacional”, ressaltou.
Uma alteração nas bancadas, para alterar a divisão do total de 513 cadeiras, já tinha sido feita em 1993. O cálculo para definir o número de parlamentares considera critérios como tamanho da população, quantidade de eleitores, quociente estadual, entre outros definidos pelo próprio IBGE.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
NA RUA FECHADA
Motociclista destrói próprio veículo após abordagem na orla de Ponta Verde, em Maceió
-
BRASIL
Receita Federal faz aviso para portadores de cartão de crédito
-
EM MACEIÓ
Trade turístico de Maceió cobra prefeitura por base da Oplit na Praça Gogó da Ema
-
NO SUL
Avião cai em Gramado (RS); aeronave caiu em cima de casas e loja
-
Secretário diz que produção da Secom qualifica o papel da comunicação pública