Alagoas
Maratona de Inovação chega a Arapiraca e abre inscrições
Evento ocorre de 22 a 24/09, no campus da Ufal, voltado a inovações em tech, agro e saúde
O Circuito Alagoano de Startups (CAS) leva a sua Maratona de Inovação para a cidade de Arapiraca, de 22 a 24 de setembro, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Será um evento imersivo, com duração de 46 horas consecutivas, onde as equipes vão desenvolver soluções inovadoras para problemas reais, em conjunto com um time de mentores.
Nesta quinta edição, devem ser apresentadas soluções inovadoras para os temas Tech, Agro e Saúde. Podem se inscrever estudantes e empreendedores que tenham projetos em estágio inicial (ideia ou validação) voltados para estas categorias, em equipes de 3 a 5 pessoas. O evento dispõe de 24 vagas de equipe, oito para uma das três áreas. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 20 de setembro, ou até que acabem as vagas.
Para esta edição, estão escalados 12 mentores, cujo papel é orientar os participantes no desenvolvimento das ideias, por meio de uma metodologia baseada na gestão ágil, permitindo que os projetos possam ter uma grande evolução dentro de um final de semana. O time é composto por profissionais de Alagoas e convidados de outras partes do país, que serão responsáveis por oficinas, brainstorms, acompanhamentos e avaliações.
No encerramento, haverá um DemoDay (dia de apresentações) quando os empreendedores devem apresentar seus pitchs, ou sejam “vendem a ideia” em apresentações dinâmicas e convincentes, de poucos minutos. As ideias desenvolvidas nas Maratonas de Inovação podem se tornar aplicativos, plataformas, produtos e serviços com potencial de crescimento empreendedor. As equipes vencedoras levam troféus e certificados, além do seu aprendizado e da maturação do negócio.
A Maratona vai disponibilizar alimentação (café, almoço, jantar e coffee breaks), alojamento no campus (salas de aula) e acesso à internet. Os participantes devem levar à competição seus próprios notebooks ou tablets, bem como itens de uso pessoal, tais como, colchonetes, lençóis, travesseiros, toalhas e produtos de higiene.
Quanto à diversidade, o edital especifica que participantes que possuam necessidades especiais de mobilidade e/ou alimentação devem informá-las no formulário de inscrição. A comissão organizadora entrará em contato antes do evento, para discutir as possibilidades de atendê-los de forma adequada.
A programação tem início na sexta (22), às 17h, e termina no domingo (24), às 15h.
Saiba mais
O Circuito Alagoano de Startup (CAS) busca promover o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Alagoas, por meio de ações como a organização de eventos, palestras, workshops e maratonas de inovação, junto à comunidade interessada nas temáticas propostas.
O evento em Arapiraca é coordenado pelos professores Hérmani Magalhães, mestre em Economia e coordenador geral do CAS e pela professora Nathalia Queiroz, doutora em Ciências dos Materiais e docente no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade Federal de Alagoas são as instituições realizadoras da Maratona de Inovação em Arapiraca.
A programação completa e os critérios que serão avaliados no DemoDay estão no edital, acessível pelo link https://keepo.io/startupsalagoas. Mais informações são publicadas no perfil @startups.alagoas, no Instagram.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Para visitantes e maceioenses
Além da diversão: confira os serviços oferecidos durante o Verão Massayó 2025
-
Economia
Após repercussão negativa, Governo decide revogar ato de monitoramento do Pix
-
Embriaguez ao volante
Detran diz que reforço na Lei Seca resultou em queda de 6,47% nos casos de alcoolemia
-
Com base nos resultados
Assembleia Legislativa aprova bonificação extraordinária para profissionais da educação de Alagoas
-
Lei nº 15.100/2025
Proibição de celulares nas escolas: entenda o que muda com a nova legislação