Alagoas
Maceió se consolida como melhor Atenção Primária do Nordeste e segunda de todo o Brasil
Com destaque regional e nacional, capital alagoana obteve a nota final de 8.35, segundo dados do Ministério da Saúde, que mede os indicadores dos municípios brasileiros
Prefeito de Maceió, JHC e secretário municipal de Saúde, Luiz Romero Farias. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
No quesito saúde, a Prefeitura de Maceió segue dando exemplo para todo o Brasil. Em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado pela Atenção Primária, a capital está em primeiro lugar no Nordeste, entre as capitais, sendo a segunda no ranking nacional entre os melhores desempenhos do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde, que mede a qualidade da Atenção Primária.
Nesse segundo quadrimestre de 2023, Maceió obteve a nota final de 8.35, superando 7.82 do primeiro quadrimestre deste ano. O resultado também superou os de 2022, quando a capital alagoana, alcançou 6.77 no primeiro quadrimestre, 7.52 no segundo e 7.57 no terceiro. Os dados são do Ministério da Saúde, que mede os indicadores dos municípios brasileiros.
Um dos instrumentos que ajudaram Maceió a conquistar este patamar foi a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativos, assim como a criação de um painel de monitoramento que tem estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da Atenção Primária, por parte das equipes de saúde.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, o excelente resultado só é possível graças ao empenho de todos os profissionais que atuam na área e da gestão da Secretaria Municipal de Saúde, bem como do prefeito JHC, já que todos se empenham constantemente para alcançar os indicadores de saúde e melhorar a assistência à população.
“Estive pessoalmente no Ministério da Saúde para pleitear o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária e conseguimos 11 novas equipes, o que nos permitiu aumentar a cobertura da Atenção Primária em nossa capital e consequentemente melhorar os indicadores de saúde. Nosso trabalho continua e estamos buscando intensificar nossos esforços para colocar em prática as ações necessárias para ampliar a assistência em saúde em nosso Município”, destaca.
Indicadores avaliados
Entre os indicadores que tiveram destaque nesse resultado final do segundo quadrimestre de 2023 estão o aumento do atendimento odontológico em gestantes, crescimento das coberturas vacinais, aumento do acompanhamento de pacientes hipertensos nas Unidades de Saúde, evitando que eles evoluam para quadros mais graves, ampliação da realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites e aumento da realização de citologias e coleta de hemoglobina glicada, que permite o monitoramento da glicose em pacientes diabéticos.
Maceió tem seus indicadores avaliados dentro do recorte de capitais, do qual fazem parte as cidades com mais de 500 mil habitantes. É dentro deste recorte que o Município apresenta resultados acima da média, liderando entre as capitais do Nordeste, ocupando o 1º lugar do Nordeste entre as capitais e o 2º lugar no Brasil entre os melhores desempenhos da Atenção Primária no País, ficando atrás apenas de Manaus.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIMENTO
Maceió realiza primeira PPP da história com investimento de r$ 200 milhões
-
ECONOMIA
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
-
POLÍCIA
Atentado a tiros deixa três feridos na orla de pajuçara, em Maceió
-
APROVEITE
Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18)
-
EDUCAÇÃO
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro